Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Cidade de São Paulo ultrapassa marca de 10 mil mortos por coronavírus

Brasil

Cidade de São Paulo ultrapassa marca de 10 mil mortos por coronavírus

Primeira morte pela doença na capital paulista ocorreu em 12 de março, segundo ferramenta do estado de São Paulo

Cidade de São Paulo ultrapassa marca de 10 mil mortos por coronavírus

Foto: Roberto Parizotti/FotosPublicas

Por: Matheus Simoni no dia 06 de agosto de 2020 às 12:20

A cidade de São Paulo ultrapassou a marca das 10 mil mortes por Covid-19 ontem (6), segundo o boletim diário divulgado pela Prefeitura da capital paulista. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, o índice representa 41,7% do total de óbitos no Estado e é maior do que o total de mortos no Chile, Argentina, Alemanha e África do Sul, por exemplo. Ao todo, foram registradas na capital 10.055 pessoas vítimas da doença.

De acordo com levantamento feito pelo jornal Estadão, o primeiro óbito causado pelo coronavírus no Brasil foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em 17 de março. Era um homem de 62 anos que morava na capital paulista e havia morrido no dia anterior. Fazia menos de um mês que a pandemia tinha chegado ao País. Uma semana depois, dia 24, a quarentena seria iniciada por decreto do governador João Doria.

Porém, o levantamento utiliza o TabNet, ferramenta disponibilizada pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo que permite acesso a dados de população e dos sistemas de informações do SUS, e aponta que que a primeira morte pelo novo coronavírus na capital paulista ocorreu em 12 de março. Como no começo da pandemia os resultados de testes para identificar o vírus demoravam muito tempo para sair, esse óbito só foi computado meses depois. O Ministério da Saúde só retificou a informação em 27 de junho.