Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Estuprada pelo tio, menina de 10 anos precisou sair do Espírito Santo para fazer aborto

Brasil

Estuprada pelo tio, menina de 10 anos precisou sair do Espírito Santo para fazer aborto

Grupos conservadores tentaram impedir o procedimento depois que a ativista extremista Sara Winter vazou informações sigilosas sobre o local onde a criança foi internada

Estuprada pelo tio, menina de 10 anos precisou sair do Espírito Santo para fazer aborto

Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 17 de agosto de 2020 às 08:43

Acompanhada de uma assistente social e de um familiar, a menina de 10 anos que engravidou após ser estuprada em São Mateus (ES) viajou ontem (16) a Recife (PE), para ser submetida à interrupção da gestação. Grávida de cinco meses, a criança relatou que sofria abusos cometidos pelo próprio tio, de 33 anos, desde que tinha 6. O acusado está foragido.

Grupos conservadores evangélicos e católicos foram protestar na porta do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e tentaram impedir a realização do procedimento. Após a confusão, um grupo de mulheres foi ao local defender o direito ao aborto, que é previsto por lei em caso de estupro. Segundo informações de ativistas feministas, a operação foi realizada e a criança passa bem.

No sábado (15), por determinação da Justiça, a menina chegou a ser internada em Vitória (ES), para realizar o procedimento, mas a equipe médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) não o fez, alegando que a criança estaria com 22 semanas de gravidez, ou mais de cinco meses. O protocolo para a realização de aborto legal estabelece 12 semanas de gestação como limite.

Inicialmente, o estado para o qual a criança foi mandada não havia sido divulgado. No entanto, no final da tarde de ontem, a ativista extremista de direita Sara Giromini, conhecida como Sara Winter, vazou informações sigilosas sobre o caso, como o nome da menina e o endereço do hospital para onde ela foi, o que mobilizou grupos conservadores a irem até o local. Não se sabe como Sara teve acesso aos dados. Após a chegada dos religiosos, coletivos de mulheres se mobilizaram para demonstrar apoio à criança.

Segundo o portal G1, a Promotoria da Infância e da Juventude de São Mateus deverá investigar se pessoas ligadas a grupos políticos foram até a casa da família para pressionar a avó a não autorizar o aborto da criança. O MP também vai investigar áudios de conversas de pessoas que estariam pressionando a família da menina a não interromper a gravidez.

A lei brasileira permite a realização de aborto por meio do serviço público em casos de estupro, assim como nas situações de risco para a mãe ou de anencefalia do feto.