Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 14 de março de 2024

Brasil

Pantanal tem pior setembro da história; Amazônia tem 2º pior mês de queimadas da década

Na última semana, Bolsonaro disse que incêndios estão sendo manipulados em uma "brutal campanha de desinformação" para atacar seu governo

Pantanal tem pior setembro da história; Amazônia tem 2º pior mês de queimadas da década

Foto: Chico Ribeiro/Governo de Mato Grosso do Sul

Por: Geovana Oliveira no dia 01 de outubro de 2020 às 16:30

O Pantanal teve o pior mês de setembro da sua história, com aumento de 35% de focos de calor em relação ao último recorde de queimadas, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Já na Amazônia, setembro foi o segundo pior mês da década. Foram registrados 32.017 focos de incêndio na floresta tropical, um aumento de cerca de 60% em relação ao mesmo mês do último ano.

O bioma do Pantanal enfrenta a pior seca dos últimos 60 anos e estiagem severa que pode continuar por até cinco anos, segundo a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. As chamas nesse bioma já comprometeram projetos de conservação animal, como de araras-azuis e de onças.

O presidente Jair Bolsonaro segue negando a gravidade da situação. Na semana passada, em discurso na abertura da Assembleia-Geral da ONU, o presidente disse que os incêndios no Pantanal e na Amazônia estão sendo manipulados em uma "brutal campanha de desinformação" para atacar seu governo.