Brasil

Brasil registra primeiro caso confirmado de gato com Covid-19

Animais devem ficar afastados de donos que testaram positivo

[Brasil registra primeiro caso confirmado de gato com Covid-19]
Foto : Reprodução

Por Pedro Oliveira no dia 19 de Outubro de 2020 ⋅ 14:38

Uma gatinha de poucos meses, em Cuiabá (MS), foi o primeiro animal de estimação a estar infectado com o coronavírus Sars-Cov-2 no Brasil. O bichinho foi testado positivo pelo exame molecular de PCR pela pesquisadora Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Em entrevista ao jornal O Globo, a cientista advertiu que pessoas infectadas pelo coronavírus devem se manter isoladas de seus animais. A gata foi infectada porque teve contato com os donos durante o período de isolamento deles.

"Minha preocupação é que os animais infectados levem o coronavírus para mais animais e pessoas. No caso do gato é ainda mais complexo do que no do cão porque gatos que moram em casas muitas vezes saem de seu domicílio livremente", disse Valéria.

Pouco se sabe sobre a Covid-19 em pets e há menos de 20 casos de cães e gatos comprovadamente infectados no mundo e relatados em literatura científica, mas o caso acende o alerta para o risco de aumentarem os meios de transmissão e os reservatórios do vírus, caso as hipóteses mais pessimistas sejam comprovadas. 

Não há recomendação, no entanto, para que os animais usem máscaras. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) também recomenda manter os animais em casa sempre que possível; e evitar o contato com estranhos durante os passeios.

Notícias relacionadas