Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 23 de março de 2024

Brasil

Por falta de recurso, Ibama manda recolher todos os agentes de combate a incêndios

Ordem partiu da Diretoria de Proteção Ambiental, que opera o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais

Por falta de recurso, Ibama manda recolher todos os agentes de combate a incêndios

Foto: Christiano Antonucci – Secom – MT

Por: Metro1 no dia 22 de outubro de 2020 às 09:00

O Ibama deu ordem para que todos agentes de combate a incêndios do órgão ambiental em campo no país voltem imediatamente para as suas bases, a partir desta meia-noite. A informação foi divulgada pelo jornal Estadão. Segundo o periódico, a ordem partiu da Diretoria de Proteção Ambiental, que opera o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

O chefe do Centro Especializado Prevfogo, que pertence ao Ibama, Ricardo Vianna Barreto, determinou através de um ofício "o recolhimento de todas as Brigadas de Incêndio Florestal do IBAMA para as suas respectivas Bases de origem, a partir das 00:00H (zero hora) do dia 22 de outubro de 2020, onde deverão permanecer aguardando ordens para atuação operacional em campo". A ordem atinge bases que atuam em todo o país, principalmente o Pantanal e Amazônia, locais que registraram uma série de incêndios nos últimos meses. 

Ainda de acordo com o Estadão, o Ibama vive um impasse em meio a uma disputa com o Ministério da Economia por falta de verbas. A pasta tem segurado a execução financeira do orçamento do Ibama. No fim de agosto, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chegou a informar que, por causa de bloqueios financeiros para o Ibama e Instituto Chico Mendes (ICMBio), seriam interrompidas todas as operações de combate ao desmatamento ilegal nas duas regiões e também no restante do País. No entanto, a paralisação não durou muito e o governo recuou. O vice-presidente Hamilton Mourão chegou a declarar que não havia nenhum bloqueio e que Salles tinha se precipitado.