Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Cidade

Nadadora brasileira entra para o livro dos recordes após nadar por 30 horas sem parar

Mayra Santos quebra marca mundial de nado estático contra corrente

Nadadora brasileira entra para o livro dos recordes após nadar por 30 horas sem parar

Foto: Reprodução Facebook/Mayra Santos/Pedro Vasconcelos/Agência Brasil

Por: Adele Robichez no dia 27 de novembro de 2020 às 13:50

A nadadora brasileira de 41 anos, Mayra Santos, nascida em Juiz de Fora (MG) e radicada desde 2004 em Portugal, na Ilha de Madeira, bateu o novo recorde mundial de natação estática contra a corrente. A marca foi alcançada no início deste mês após a atleta nadar ininterruptamente por 30 horas e sete minutos enfrentando a corrente gerada por turbinas instaladas na piscina.

Pelas regras do desafio, Mayra ainda teria o direito de acrescentar à marcação do tempo uma hora e 15 minutos de descanso que ela não usou. A nadadora, porém abriu mão dos 15 minutos, ficando com o tempo oficial de 31 horas e sete minutos.

“Achei estranha essa possibilidade de descansar. Para mim, não é um desafio. A questão dos sete minutos tem a ver com o Cristiano Ronaldo, astro que nasceu na Ilha da Madeira, e com os meus colegas de empresa, a 7M Real State. Eles me mandaram uma mensagem muito legal dizendo que sabiam que eu faria 30 horas e sete minutos”, disse a recordista. Lembra também que na travessia que concluiu em setembro de 2019, quando foi a primeira mulher a completar os 42 quilômetros em mar aberto entre o Porto Santo e a Ilha de Madeira, o seu tempo teve a mesma minutagem, que foi de 12 horas e sete minutos.