Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Cidade

Fundação José Silveira assegura tratamento aos pacientes com tuberculose no IBIT durante pandemia

O Dia Municipal do Combate à Tuberculose é celebrado nesta sexta (4)

Fundação José Silveira assegura tratamento aos pacientes com tuberculose no IBIT durante pandemia

Foto: Divulgação

Por: Luciana Freire no dia 03 de dezembro de 2020 às 19:30

Fundado pelo Professor José Silveira, reconhecido internacionalmente pelas pesquisas relacionadas à tuberculose, o Instituto Brasileiro para Investigação de Tuberculose (IBIT) tem assegurado a continuidade do tratamento gratuito aos pacientes com Tuberculose desde o início da pandemia. Amanhã (4), é o Dia Municipal do Combate à Tuberculose.

Com um modelo de suporte integral alinhado ao programa Nacional de Controle da Tuberculose (PCT), o IBIT disponibiliza assistência médica nas áreas de pneumologia, tisiologia, pediatria e clínica médica, além de atendimento nutricional, enfermagem e serviço social.

O IBIT monitora diariamente os pacientes em tratamento de tuberculose ausentes. Ao longo do ano, foram realizadas visitas domiciliares aos faltosos para entrega de medicação, fornecimento de cestas básicas e orientações sobre cuidados para evitar o contágio da Covid-19.

Covid-19

Diante das demandas causadas pela pandemia, a Fundação José Silveira implantou no IBIT um ambulatório para atender pacientes com sequelas pulmonares pós COVID-19. As manifestações clínicas da doença incluem síndrome respiratória aguda e pneumonia. O serviço disponibiliza consultas e exames gratuitos, com uma equipe multidisciplinar que atua de acordo com protocolos médicos baseados nas normas dos órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS).