Fundação José Silveira assegura tratamento aos pacientes com tuberculose no IBIT durante pandemia
O Dia Municipal do Combate à Tuberculose é celebrado nesta sexta (4)
![Fundação José Silveira assegura tratamento aos pacientes com tuberculose no IBIT durante pandemia [Fundação José Silveira assegura tratamento aos pacientes com tuberculose no IBIT durante pandemia]](https://www.metro1.com.br/noticias/100533,fundacao-jose-silveira-assegura-tratamento-aos-pacientes-com-tuberculose-no-ibit-durante-pandemia-3.jpg)
Por Luciana Freire no dia 03 de Dezembro de 2020 ⋅ 19:30
Fundado pelo Professor José Silveira, reconhecido internacionalmente pelas pesquisas relacionadas à tuberculose, o Instituto Brasileiro para Investigação de Tuberculose (IBIT) tem assegurado a continuidade do tratamento gratuito aos pacientes com Tuberculose desde o início da pandemia. Amanhã (4), é o Dia Municipal do Combate à Tuberculose.
Com um modelo de suporte integral alinhado ao programa Nacional de Controle da Tuberculose (PCT), o IBIT disponibiliza assistência médica nas áreas de pneumologia, tisiologia, pediatria e clínica médica, além de atendimento nutricional, enfermagem e serviço social.
O IBIT monitora diariamente os pacientes em tratamento de tuberculose ausentes. Ao longo do ano, foram realizadas visitas domiciliares aos faltosos para entrega de medicação, fornecimento de cestas básicas e orientações sobre cuidados para evitar o contágio da Covid-19.
Covid-19
Diante das demandas causadas pela pandemia, a Fundação José Silveira implantou no IBIT um ambulatório para atender pacientes com sequelas pulmonares pós COVID-19. As manifestações clínicas da doença incluem síndrome respiratória aguda e pneumonia. O serviço disponibiliza consultas e exames gratuitos, com uma equipe multidisciplinar que atua de acordo com protocolos médicos baseados nas normas dos órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS).