Quarta-feira, 01 de dezembro de 2021

Cidade

Lista para vacinação contra Covid-19 de Salvador possui idosos com mais de 120 anos

Segundo o Guinness World Records, o livro dos recordes, a pessoa mais velha do mundo possui 117 anos

Lista para vacinação contra Covid-19 de Salvador possui idosos com mais de 120 anos

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Por: Kamille Martinho no dia 03 de fevereiro de 2021 às 13:00

A lista disponibilizada pela prefeitura de Salvador, com os nomes de pessoas com 90 anos ou mais, autorizadas a se vacinarem contra a Covid-19 na capital baiana, possui o cadastro de diversos idosos com mais de 120 anos. Segundo o Guinness World Records, o livro dos recordes, a pessoa mais velha do mundo possui 117 anos.

A lista está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde.

Veja:

 

Em resposta ao Metro1, a assessoria da pasta afirmou que no caso específico da denúncia, as “ADRIANAS” cadastradas possuem CPFs diferentes, portanto, não se referem às mesmas pessoas e sim a casos homônimos. Sobre a lista, a SMS reforça que ela é referente ao banco de dados da secretaria, e que iniciou o cruzamento de dados com o Sistema de Declaração de Óbitos para validar as informações.

Leia a nota completa:

A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que nesta lista constam os mais de 8.500 idosos cadastrados no Sistema Único de Saúde de Salvador, ou seja, trata-se de um banco de dados de pessoas com 90 anos ou mais baseado em campanhas de vacinação anteriores (como a da gripe) ou em recadastramentos.

No caso específico da denúncia constam algumas “ADRIANAS” cadastradas com datas de nascimento coincidentes, porém com CPFs diferentes (conforme consulta feita junto ao Núcleo de Gestão da Informação desta Secretaria). Ou seja, não se referem às mesmas pessoas e sim a casos homônimos.

Reforçamos ainda que esses prints NÃO se referem a pessoas vacinadas, e sim, ao banco de dados da SMS. Também não podemos afirmar que todas elas ainda estão vivas, por isso demos início ao cruzamento de dados com o Sistema de Declaração de Óbitos para validar as informações.

O importante é destacar que os idosos ou qualquer outro público alvo contemplado no plano de vacinação contra a COVID em Salvador só serão imunizados com a apresentação de documentos comprobatórios. Até então, a pessoa mais idosa vacinada em Salvador contra o novo coronavírus tem 109 anos.

Lista para vacinação contra Covid-19 de Salvador possui idosos com mais de 120 anos - Metro 1