Sábado, 23 de outubro de 2021

Cidade

Covid-19: prefeitura espera queda em taxas de ocupação de leitos no final de semana, avalia secretário

De acordo com Léo Prates, situação ainda é dura e abertura de leitos é última esperança antes do colapso

Covid-19: prefeitura espera queda em taxas de ocupação de leitos no final de semana, avalia secretário

Foto: Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 08 de março de 2021 às 19:00


O secretário municipal de Saúde, Léo Prates, comentou a expectativa na provável queda nas taxas de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Em entrevista hoje (8) à Rádio Metrópole, o gestor afirmou que houve um indicativo de que teria uma melhora nos números, mas isso não se confirmou.

"Estamos com uma situação muito dura. Achei que, no sábado, tivemos uma baixa na solicitação de regulação, 89 solicitações. Me deu um certo alívio", disse o secretário. "Esperava estabilizar, era uma margem que nos dava folga no sistema para evitar um colapso. Mas amanhecemos com 112 solicitações de regulação nas UPAs. Nosso recorde é 116", acrescentou.

Ainda de acordo com Prates, há a expectativa de abertura de novos leitos de UTI na Arena Fonte Nova. No entanto, ele alerta que não há um registro de queda na procura por vagas no sistema de saúde. "Estamos na expectativa de abertura de novos leitos. Estamos vivendo na ampliação da oferta e não de queda da demanda. A gente vê esse freio das medidas restritivas e alguns indicadores epidemiológicos. Todos os epidemiologistas, governo e prefeitura, acreditam que no próximo sábado a gente deva ver uma queda nas taxas", disse o secretário. 
 

Covid-19: prefeitura espera queda em taxas de ocupação de leitos no final de semana, avalia secretário - Metro 1