Quarta-feira, 01 de dezembro de 2021

Cidade

'Pressão sobre o sistema de saúde aumenta a cada dia', diz Bruno sobre possível colapso

Em coletiva de imprensa, prefeito de Salvador afirmou que gestão municipal vem "a cada dia lutando" para evitar falta de leitos

'Pressão sobre o sistema de saúde aumenta a cada dia', diz Bruno sobre possível colapso

Foto: Betto Jr./Secom

Por: Adele Robichez e Juliana Rodrigues no dia 11 de março de 2021 às 09:58

Após o secretário municipal de Saúde, Léo Prates, se manifestar sobre o possível colapso no sistema de saúde devido à Covid-19 (leia mais), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, também abordou o tema em coletiva de imprensa na manhã de hoje (11). No evento, Bruno anunciou a transformação da Unidade Básica de Saúde de Pirajá em um ponto de apoio para desafogar a demanda das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Citando o recorde de regulação nas UPAs às 6h de hoje, com 129 pacientes aguardando leitos, Bruno afirmou que "a pressão sobre o nosso sistema de saúde a cada dia aumenta". "A gente vem a cada dia lutando contra isso, o que vem nos permitindo evitar que isso ocorra. A abertura de novos leitos, a transformação da UBS Pirajá em unidade de Covid. Mas as pessoas precisam ter a consciência de que vai chegar no limite disso. Não teremos mais condições, nem a prefeitura, nem o governo do estado. Os números não param de crescer. Nas unidades privadas, é ainda pior. Pode ter o melhor plano de saúde, as unidades não estão recebendo. Pessoas estão vindo pra rede pública. Esse drama é de todos, do setor público de saúde e da rede privada", disse o prefeito.

Ainda segundo Bruno Reis, as medidas restritivas já surtem efeito para conter o crescimento de novos casos, mas a procura nas unidades de saúde ainda é grande. "Esses números ainda não refletem nas UPAs e necessidades de atendimento nas unidades de saúde, que a cada dia estão aumentando", afirmou.

'Pressão sobre o sistema de saúde aumenta a cada dia', diz Bruno sobre possível colapso - Metro 1