Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Chuvas em Salvador: Codesal emite alerta máximo para deslizamentos e alagamentos

Até as 12h35 de hoje, a Defesa Civil da cidade recebeu 318 solicitações de emergência

Chuvas em Salvador: Codesal emite alerta máximo para deslizamentos e alagamentos

Foto: Stephanie Suerdieck / Metropress

Por: Juliana Rodrigues no dia 09 de abril de 2021 às 12:41

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu, no final da manhã de hoje (9), um alerta máximo para risco de deslizamentos de terra e alagamentos devido às fortes chuvas que atingem a capital baiana. O acumulado de chuva em 72h passa de 150mm, e o tempo deve continuar chuvoso durante o dia.

Até as 12h35 de hoje, a Codesal recebeu 318 solicitações de emergência devido à chuva, sendo 27 ameaças de desabamento, 74 ameaças de deslizamento, uma queda de árvore, quatro desabamentos parciais e 44 deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), uma frente fria que atua sobre Salvador é a causa das fortes chuvas.

Na madrugada, acumulados de chuvas, que ultrapassaram a marca de 151,2 mm, na região do Alto da Terezinha (Mamede), no Subúrbio Ferroviário, levaram ao acionamento do sistema de alerta e alarme sobre o risco de deslizamento de terra.

Segundo o órgão, para o final de semana, a previsão é de chuvas moderadas a fortes com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. A possibilidade de acumulados de chuva expressivos em alguns pontos da capital baiana não é descartada.

A Codesal está de plantão 24h e atende às solicitações pelo telefone gratuito 199.