Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Cidade

Aplicações diárias da 2ª dose de vacina contra Covid-19 devem aumentar em Salvador, diz secretário

Leo Prates disse ainda que a segunda dose está garantida para todos que tomaram a primeira

Aplicações diárias da 2ª dose de vacina contra Covid-19 devem aumentar em Salvador, diz secretário

Foto: Max Haack/Secom/PMS

Por: Kamille Martinho no dia 12 de abril de 2021 às 11:00

O secretário municipal de Saúde, Leo Prates, afirmou hoje (12), durante o programa Jornal da Bahia no Ar, da Rádio Metrópole, com Zé Eduardo, que a previsão é, a partir desta semana, aumentar para cinco mil aplicações diárias da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Salvador. Segundo ele, este seria o motivo para não direcionar os imunizantes em estoque para a primeira dose, como foi feito na semana passada.

"Nós recebemos, de maneira carimbada, primeiras e segundas doses. Na semana passada, a gente utilizou algumas segundas doses como primeiras. Porém chegamos a um nível de segurança que não dá mais pra ultrapassar. Com isso tivemos que suspender a aplicação de primeira dose, porque a gente vai aumentar, a partir dessa semana, a média diária para 5 mil segundas doses por dia, chegando ao ápice no dia 22, com 15 mil pessoas a tomarem segundas doses", afirmou o secretário.

Leo Prates disse ainda que a segunda dose está garantida para todos que tomaram a primeira. "Temos um bom estoque de segundas doses. Na nova remessa, que vai chegar ainda nessa semana, a gente deve repor o que nós utilizamos e aí o que restar a gente vai utilizar como primeira dose", comentou. 

Durante a entrevista, o secretário disse não entender a aprovação de leis que permitem a compra de imunizantes por empresas privadas. Para ele, são medidas "sem sentido". "Salvador tem R$ 20 milhões separados pelo prefeito Bruno Reis para comprar a vacina de quem tiver disponível. Não está faltando dinheiro, está faltando vacina! O congresso nacional está fazendo um esforço enorme pra aprovação de uma lei para compra privada de vacinas. Então se gasta uma energia em coisas que, no meu entender, neste momento não têm eficácia. Têm dinheiro para comprar vacina. o que não tem disponível é a vacina", completou.