METROPOLE

Sexta-feira, 07 de maio de 2021

Cidade

Metrópole Serviço: INSS tem fila com mais de 37 mil pedidos de benefícios por incapacidade, sem análise

De acordo com a professora de Direito Previdenciário, houve um aumento de mais de 165% dos pedidos

Metrópole Serviço: INSS tem fila com mais de 37 mil pedidos de benefícios por incapacidade, sem análise

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Geovana Oliveira no dia 12 de abril de 2021 às 17:40

A advogada e professora de Direito Previdenciário, Anna Carla Fracalossi, foi a entrevistada de hoje (12) no Metrópole Serviço. Durante a entrevista, ela falou sobre a nova lei, sancionada no dia 31 de março, que autoriza a concessão do auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) sem a perícia presencial.

"Foi editada uma lei, a 14.131, e ela estabelece a concessão do benefício, que é o benefício por incapacidade sem a necessidade de realização de perícia. Então, essa pessoa pode, perfeitamente, requerer o benefício através do aplicativo, o Meio INSS. Ela vai encaminhar esse laudo, relatórios seguintes, ela está incapacitada por mais de quinze dias consecutivos. E ela vai poder fazer essa solicitação pelo aplicativo, sem a necessidade de comparecimento à perícia médica", explica. 

De acordo com a professora, essa lei ajudará a diminuir a fila de mais de 37 mil pedidos de benefícios por incapacidade sem análise no INSS. "Houve um aumento no ano passado, de acordo com o número do próprio INSS, de mais de 165% dos pedidos no mesmo período. A gente teve um aumento substancial de problemas em razão de doenças respiratórias, que mostra que de fato existe aí um link entre esse afastamento e a Covid-19. Então, por esse motivo, é que houve a ajuda dessa lei pra tentar zerar essa fila", afirma. 

TV METRO

Comentários

Malu Fontes

Em 07 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
Metrópole Serviço: INSS tem fila com mais de 37 mil pedidos de benefícios por incapacidade, sem análise - Metro 1