Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Com calendário de vacinação de professores, movimento pressiona retorno das aulas em Salvador

Cidade

Com calendário de vacinação de professores, movimento pressiona retorno das aulas em Salvador

"Não tem como aguardar a comunidade escolar inteira se vacinar" afirma Larissa Sadigursky

Com calendário de vacinação de professores, movimento pressiona retorno das aulas em Salvador

Foto: Betto Jr / Secom

Por: Geovana Oliveira no dia 15 de abril de 2021 às 17:30

Com o anúncio da vacinação dos profissionais da educação, a representante do movimento volta às aulas de Salvador, Larissa Sadigursky, defende a reabertura presencial das escolas já nos próximos dias. 

A médica pneumologista cita que diversos países do mundo e outros estados do Brasil, como São Paulo, retomaram as aulas mesmo sem iniciar a imunização dos profissionais. "Aqui é uma premissa da Prefeitura e do Governo do Estado que se inicie a vacinação para que as aulas sejam retomadas? OK. Mas não tem como aguardar a comunidade escolar inteira se vacinar", afirma ao explicar que crianças e adolescentes ainda não podem ser imunizados. 

Sadigursky se manifesta ainda contra a abertura de outras atividades essenciais antes das escolas. "Até anteontem estavam sendo autorizados eventos com cinquenta pessoas. Isso é um absurdo sem precedentes que a gente vive. Não tem nenhuma justificativa técnica que permita permanecer com as escolas fechadas".

Segundo a representante, pesquisas indicam que escolas abertas não pioram os números da pandemia e não aumenta o número de mortes. "Então, escolas abertas, com protocolos de segurança sendo respeitados, mostraram-se seguras em diversos lugares do mundo. E a gente tem confiança de que na Bahia também seja assim". 

Em São Paulo, no entanto, as escolas particulares decidiram que, mesmo se forem autorizadas pela prefeitura a retomar as aulas presenciais, vão continuar com o ensino remoto por ao menos mais uma semana.