Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

"Tenho vertigem de altura", diz artista que pintou mural de 26 metros no Comércio

Cidade

"Tenho vertigem de altura", diz artista que pintou mural de 26 metros no Comércio

Obra faz parte da 2ª edição do projeto MURAL

"Tenho vertigem de altura", diz artista que pintou mural de 26 metros no Comércio

Foto: Diego Sei

Por: Luciana Freire no dia 15 de abril de 2021 às 18:20

Quem anda ou passa pelo bairro do Comércio, em Salvador, já percebeu que ele está passando por diversas intervenções artísticas. Na última semana, através do projeto MURAL, o artista plástico e pintor Anderson Santos, lançou um mural de 26 metros localizado na fachada do condomínio Guarabira, na Av. Estados Unidos.

"O bairro do comércio estava degradado, e com as recentes intervenções o espaço está se tornando uma grande galeria a céu aberto. O mural que eu pintei se integra nesse espaço, mudando a relação das pessoas com ele", disse o artista ao Metro1.

Uma curiosidade: Anderson tem vertigem de altura, mas encarou o desafio. "Tive ajuda de Rodrigo, e treinamento de uma equipe porque no trabalho era só nós dois operando tudo", contou.

Baiano, formado em artes plásticas pela Ufba, Anderson mora no Santo Antônio Além do Carmo, próximo ao Comércio: "basta pegar o plano inclinado e tá lá". Ele conta que uma de suas mais fortes lembranças relacionadas ao bairro é que foi por lá que ele andou de ônibus sozinho pela primeira vez. E quem diria, que esse menino, anos depois, teria uma pintura enorme no espaço. "O mais legal do projeto é a mudança das pessoas que moram ou passam por ali. Na semana passada, quando tirei umas fotos, vários moradores passaram pelo local e me paravam para dar uma saudação, agradecendo pela arte ali. Você sente a mudança delas com o espaço", conta.

A obra de Anderson faz parte da 2ª edição do MURAL, projeto de arte vertical idealizado por Vanessa Vieira que, em 2016, promoveu obras em outra rua do Comércio, a Avenida da França. Esta edição foi realizada via Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.