Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

‘Trancar as pessoas sadias em casa não reduz contágio’, diz Osmar Terra

Cidade

‘Trancar as pessoas sadias em casa não reduz contágio’, diz Osmar Terra

Ex-ministro da cidadania criticou estratégia de combate à pandemia

‘Trancar as pessoas sadias em casa não reduz contágio’, diz Osmar Terra

Foto: Reprodução

Por: Gabriel Amorim no dia 16 de abril de 2021 às 18:21

Para o ex-ministro da Cidadania, o médico e deputado federal Osmar Terra, a estratégia de combate à pandemia e disse não concordar com as estratégias de isolamento social.  ‘Fazer lockdown, quarentena, fechar lojas e trancar pessoas sadias em casa não reduz o contágio’, disse Terra em entrevista ao Jornal da Cidade.

Sobre o posicionamento tomado no início da pandemia, onde Terra defendia que a pandemia se estenderia apenas por 14 semanas, Terra defendeu-se. “O que eu disse, foi com base em evidências científicas que tinha na época. Não foi um chute na lua. É normal que uma pandemia se encerre naturalmente com as pessoas se contaminando e não morre ficando imune”, defendeu-se.

Médico, o político se notabilizou durante a pandemia por diversas vezes anunciar o fim do contágio do coronavírus, em previsões que não se concretizaram. Por conta destes reiterados erros, recebeu apelidos de "Osmar Terra Plana" e "Osmar Trevas", este último dado pelo ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Em fevereiro do ano passado, o gaúcho foi afastado do ministério e substituído por Onyx Lorenzoni. Antes de ser escalado por Bolsonaro, Osmar Terra havia composto o ministério de Michel Temer (MDB), ocupando o cargo na pasta de Desenvolvimento Social. 

Em novembro último, Osmar Terra divulgou ter contraído covid-19. E disse ter tratado a doença usando remédios hidroxicloroquina e ivermectina, que não possuem comprovação científica de cura para o combate do coronavírus. Dias depois de anunciar que estava com a doença, foi internado em estado grave com inflamação nos pulmões.