Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

‘Ele fez o que pôde fazer’, diz Terra sobre atuação de Bolsonaro na pandemia

Osmar Terra ainda seguiu afirmando que decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) impediu ação do presidente.

‘Ele fez o que pôde fazer’, diz Terra sobre atuação de Bolsonaro na pandemia

Foto: Reprodução

Por: Gabriel Amorim no dia 16 de abril de 2021 às 18:36

O ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra, avaliou no Jornal da Cidade desta sexta-feira (16) de forma positiva a atuação do governo federal na pandemia. ‘Qual a responsabilidade que o presidente tem?  Ele fez o que ele pode fazer, impediu empresas de fechar, a não perder emprego, as pessoas a não passar fome. Foi o que ele pode fazer”, diz Terra sobre a atuação de Bolsonaro.

Terra ainda criticou os governadores os responsabilizou pelo grande número de mortes. “Eu me sentiria responsável pelas mortes se eu tivesse mandado todo mundo ficar em casa e isso não funcionasse. Ai eu me sentiria responsável”, disse Terra sobre a decisão dos governadores de seguir medidas de isolamento. 'O STF ainda proibiu o presidente de agir, porque se você não pode interferir, e com os governadores fazendo desse jeito, isso não é responsabilidade compartilhada", afirmou.

Médico, o político se notabilizou durante a pandemia por diversas vezes anunciar o fim do contágio do coronavírus, em previsões que não se concretizaram. Por conta destes reiterados erros, recebeu apelidos de "Osmar Terra Plana" e "Osmar Trevas", este último dado pelo ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Em fevereiro do ano passado, o gaúcho foi afastado do ministério e substituído por Onyx Lorenzoni. Antes de ser escalado por Bolsonaro, Osmar Terra havia composto o ministério de Michel Temer (MDB), ocupando o cargo na pasta de Desenvolvimento Social. 

Em novembro último, Osmar Terra divulgou ter contraído Covid-19. E disse ter tratado a doença usando remédios hidroxicloroquina e ivermectina, que não possuem comprovação científica de cura para o combate do coronavírus.  Dias depois de anunciar que estava com a doença, foi internado em estado grave com inflamação nos pulmões.