METROPOLE

Terça-feira, 18 de maio de 2021

Cidade

Fraudes de empréstimos consignados em nome de idosos é tema de entrevista no Metrópole Serviço

Advogado e professor de Direito do Consumidor, Alexandre Doria, respondeu dezenas de dúvidas nesta segunda-feira

Fraudes de empréstimos consignados em nome de idosos é tema de entrevista no Metrópole Serviço

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Geovana Oliveira no dia 19 de abril de 2021 às 18:10

Em entrevista ao Metrópole Serviço, o advogado e professor de Direito do Consumidor, Alexandre Doria, respondeu dezenas de dúvidas nesta segunda-feira (19). Doria falou sobre os casos de empréstimos consignados feitos em nome de idosos de forma fraudulenta.

"A cada dia que passa, novas formatações de fraudes são implementadas e idealizadas pelos criminosos, principalmente na questão dos empréstimos consignados. Primeiro a gente tem que chamar atenção de que os empréstimos consignados têm um nicho mais ativo dentre as pessoas que são beneficiárias do INSS, são aposentados de órgãos públicos, beneficiados de aposentadoria ou pensão como um todo. Isso leva automaticamente a um público de uma faixa etária mais elevada. Esse público é muito sensível, é um público que a gente denomina de hiper vulnerável. Porque são pessoas com menos conhecimento ou, talvez, em muitas das situações, com a afetiva, emocional muito grande", informa. 

Ele conta as histórias que ouvia quanto estava no órgão de Defesa do Consumidor do estado da Bahia. "Pessoas idosas falando o seguinte: 'Eu fiquei sem jeito de negar o empréstimo que estava sendo oferecido. A pessoa foi tão educada, tão carinhosa, tão gentil comigo'. E a pessoa aceita o empréstimo, ela não precisava".

Doria afirma ainda que muitas outras vezes, idosos acabam sendo "utilizados por parentes" para conseguir esses empréstimos que, naturalmente, têm uma taxa de juros menor e acabam tendo um custo operacional menor. "Então, a gente tem nos empréstimos consignados como um todo, um campo muito fértil pra obtenção dessa operação financeira. E, com isso, vem a tentativa dos criminosos e golpistas, de toda forma, de se valer desse campo".

TV METRO

Entrevistas

Zé Cocá

Em 18 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
Fraudes de empréstimos consignados em nome de idosos é tema de entrevista no Metrópole Serviço - Metro 1