Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Cidade

Metrópole Serviço: perícia de imóveis é tema de entrevista

Darkson Fonseca explicou quem é responsável por contratar e pagar as avaliações

Metrópole Serviço: perícia de imóveis é tema de entrevista

Foto: Reprodução/Youtube

Por: Geovana Oliveira no dia 20 de abril de 2021 às 20:00

O entrevistado desta terça-feira (20) no Metrópole Serviço foi o presidente do Instituto de Avaliações e Perícias de Engenharia da Bahia, Darkson Fonseca. "Todo mundo, em algum momento da vida, vai necessitar de uma avaliação de um imóvel", afirma o engenheiro. As avaliações são necessárias em diversas situações, como ao adquirir uma casa própria, durante partilha de bens e até para revisão do IPTU. 

Fonseca explicou quem é responsável por contratar e pagar a perícia na maioria dos casos. "No caso de tributação, vai ser o contribuinte. Ele vai buscar um profissional da área para poder avaliar o seu imóvel e este laudo de avaliação vai ser um dos documentos que ele vai anexar num processo administrativo no município. Num caso judicial, às vezes o juiz vai nomear um perito. Ou seja, um profissional da área de confiança dele para poder fazer uma avaliação de um imóvel que teve emitido, ou então, você — como parte, ou seja, o autor, o réu de uma ação judicial que está envolvido o imóvel que seja seu ou de terceiros — vai poder se valer de contratar um profissional da área, para poder justamente fazer a avaliação do seu bem e você poder se defender perante a justiça da melhor forma possível", afirma. 

Segundo ele, as instituições financeiras também contratam muito avaliações. "Se você vai pegar um financiamento, por exemplo, da Caixa Econômica, Banco do Brasil, ou qualquer Banco, você vai arcar nas taxas com esse custo. Ou seja, a instituição financeira, com a equipe interna e terceirizada, vai fazer uma avaliação do seu imóvel para, antes de liberar o crédito, ter certeza que aquele bem vale aquilo que você está adquirindo".