Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cidade

Prefeito faz apelo para professores e marca reabertura das escolas para 3 de maio

Bruno Reis apresentou plano de retomada das aulas em coletiva nesta sexta-feira

Prefeito faz apelo para professores e marca reabertura das escolas para 3 de maio

Por: Juliana Rodrigues no dia 23 de abril de 2021 às 12:53

Em coletiva no fim da manhã desta sexta-feira (23), o prefeito Bruno Reis (DEM) divulgou o calendário de retorno das aulas para Salvador. No dia 3 de maio, de maneira semipresencial, as aulas recomeçam na capital. Uma semana antes, até o dia 30 de abril, haverá um período de visitação e acolhimento, no qual os pais poderão ir às unidades e conversar com os professores. 

O prefeito ressaltou a necessidade de retomar as atividades semipresenciais com a adoção de protocolos sanitários, pois “nem todas as escolas têm estrutura pra aulas online”. Segundo ele, a manutenção do fechamento levaria a um cenário no qual pequenas escolas particulares deixariam de funcionar e a rede municipal não seria capaz de absorver a demanda.

Questionado pelo Metro1 sobre a insegurança por parte dos professores, que dizem que só irão retornar quando toda a categoria estiver imunizada, o prefeito afirmou que os professores "são os únicos servidores públicos que não estão trabalhando no momento. Todos os outros já voltaram". 

Ele ainda ressaltou que a prefeitura garante 12 dos 13 pontos reivindicados pela APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, exceto a imunização de toda a categoria antes da retomada.  "Ninguém pode afirmar com precisão quando todos os trabalhadores da educação serão imunizados. Enquanto dependermos do Plano Nacional de Imunização, ficaremos sem saber. Mas não dá pra gente esperar", explicou.

O prefeito também anunciou a prorrogação das medidas da "fase vermelha" do plano de retomada das atividades econômicas, mas ressaltou que a capital poderá avançar na reabertura a partir da próxima semana. Um dos motivos para o avanço é a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que está em 75%.