Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cidade

Com estoque limitado, Salvador retoma vacinação da segunda dose da CoronaVac

Salvador está com um estoque de 26 mil doses da CoronaVac para um público estimado de 40 mil pessoas que aguardam dose de reforço

Com estoque limitado, Salvador retoma vacinação da segunda dose da CoronaVac

Foto: Betto Jr. / Secom

Por: André Uzêda no dia 10 de maio de 2021 às 08:17

Os pacientes que aguardam a aplicação da segunda dose da CoronaVac em Salvador comemoram o retorno da vacinação na capital. Nesta segunda-feira (10) as pessoas que estão com a data de reforço marcada no cartão de vacina para o dia 1º de maio poderão procurar os postos (veja relação completa abaixo).

No último sábado (8), desembarcou na Bahia uma carga de 60.200 doses de CoronaVac. Desta quantidade, 26 mil ficaram em Salvador. No entanto, essa quantidade é insuficiente para atender todos os pacientes em espera para a dose de reforço. No total, 40 mil soteropolitanos aguardam a segunda dose. 

A crise de estoque começou quando o Ministério da Saúde recomendou que os lotes (antes guardados para quem tomou a primeira dose) fossem integralmente aplicados, na esperança de uma reposição imediata -- o que, efetivamente, não aconteceu. 

Questionado pelo Metro1 se houve arrependimento em seguir o Ministério da Saúde, Bruno Reis disse que não tinha nada a fazer. "Se o governo federal diz que pode aplicar 100% das doses, que eles garantem, o que vamos fazer? Se eu tivesse retido, tenho certeza que a população e a imprensa iriam questionar... Ou seja, cumprimos o que estava determinado. Se o governo federal não garantiu, quero que as pessoas julguem com responsabilidade o que fez cada um", pontuou.

Confira os pontos de vacinação de segunda dose da CoronaVac em Salvador.

Drives: PAF Ondina, FTC Paralela, Barradão, Centro de Convenções e Shopping Bela Vista.

Pontos fixos: FTC Paralela, Barradão, USF Teotônio Vilela II e USF Yolanda Pires.