Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Em busca da segunda dose, pacientes esgotam fichas por CoronaVac em poucos minutos

Cidade

Em busca da segunda dose, pacientes esgotam fichas por CoronaVac em poucos minutos

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Salvador tem cerca de 60 mil pessoas com o reforço do imunizante atrasado

Em busca da segunda dose, pacientes esgotam fichas por CoronaVac em poucos minutos

Foto: Betto Jr. / Secom

Por: Juliana Rodrigues no dia 12 de maio de 2021 às 09:23

A Prefeitura de Salvador informou que as 3 mil vagas disponibilizadas pela Secretaria Municipal da Saúde para o agendamento da 2ª dose da CoronaVac através da plataforma Hora Marcada foram preenchidas em poucos minutos. O sistema abriu o acesso às vagas a partir das 8h desta quarta-feira (12).

O Metro1 recebeu reclamações de cidadãos que tentaram agendar a aplicação da segunda dose e não conseguiram vagas, mesmo tendo acessado o site minutos antes do horário marcado. "Estou indignada com o agendamento. Estou desde 8h com o celular na mão para agendar, tentando em vários locais, e não consegui vaga. Tentei todos os locais, todos os horários e todos deram indisponível. Eu não acredito que esse agendamento foi feito de forma verdadeira. Eles precisam esclarecer se não existem as vagas e eles fazem a gente de besta, ou se passaram outras pessoas na frente", queixou-se uma ouvinte da Rádio Metropole.

Em nota, o secretário municipal de Saúde, Léo Prates, afirma que o problema é "estritamente matemático" e reclama da distribuição das doses por parte do Ministério da Saúde. "Temos em torno de 60 mil pessoas com a segunda dose atrasada em Salvador e o  quantitativo que temos no estoque não atende nem 5% desse público. A maneira com que o governo federal tem feito o encaminhamento das doses para capital tem prejudicado o planejamento inicial que tínhamos adotado e gerado angústia e ansiedade para nossa população que precisa ser vacinada”, disse.

Ainda de acordo com a prefeitura, os atendimentos aos indivíduos que fizeram o agendamento nos postos do Hora Marcada para esta quarta-feira estão confirmados. A Secretaria Municipal da Saúde aguarda o envio de novas doses da CoronaVac para ampliar a segunda aplicação das pessoas que estão com aprazamento atrasado para completar o esquema de imunização. Não haverá aplicação da 2ª dose por demanda aberta.