Sábado, 19 de junho de 2021

Cidade

Prefeito defende retorno da vacinação por idade e não mais por categoria profissional

"Se formos seguir essa linha por categoria, muitas outras categorias vão argumentar que são prioridades", disse Bruno Reis

Prefeito defende retorno da vacinação por idade e não mais por categoria profissional

Foto: André Carvalho / Smed

Por: Juliana Rodrigues no dia 17 de maio de 2021 às 10:52

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou nesta segunda-feira (17) que vai defender, na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a volta da vacinação por faixa etária na capital baiana. Para ele, trata-se do critério mais democrático, capaz também de agilizar o processo de imunização. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa.

"Vamos defender na CIB que possa ser aprovada a vacinação agora por idade, ainda no final dessa semana. Tenho certeza que esse é o critério mais justo. Sempre defendi isso, para que todos tenham a perspectiva clara de quando serão vacinados. Esperamos convencer os demais secretários e o governo do estado. Tenho certeza que isso vai facilitar muito o trabalho da prefeitura. Hoje perdemos mais tempo conferindo se a pessoa tem o direito de receber a vacina do que aplicando a vacina", afirmou.

O gestor ainda discordou das propostas de inclusão de outras categorias entre os grupos prioritários, a exemplo dos jornalistas. Na última semana, o Sinjorba, sindicato da categoria, solicitou que a CIB avalie essa possibilidade. O argumento é de que os profissionais de imprensa estão expostos ao vírus desde o início da pandemia, além de trabalharem em um serviço essencial, de acordo com a classificação do governo federal.

"Se formos seguir essa linha por categoria, muitas outras categorias vão argumentar que são prioridades. Acho que agora, vacinados os trabalhadores essenciais, de saúde, educação e segurança, devemos descer por idade. Acho que é  o critério mais justo, que vai atender a todos. Sempre que a gente anuncia novos públicos, as pessoas pedem que baixe por idade. Espero que os jornalistas e outras categorias entendam", pontuou.

Prefeito defende retorno da vacinação por idade e não mais por categoria profissional - Metro 1