Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Ato da Ufba denuncia cortes de verbas e desmonte na produção científica

Cidade

Ato da Ufba denuncia cortes de verbas e desmonte na produção científica

Ato 'Educação contra a Barbárie' acontece hoje às 9h

Ato da Ufba denuncia cortes de verbas e desmonte na produção científica

Foto: Reprodução

Por: André Uzêda no dia 18 de maio de 2021 às 07:15

Professores, estudantes e técnicos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) organizam nesta terça-feira (18) um ato virtual em defesa da educação e contra os cortes das verbas destinadas ao ensino superior.

Chamado de “Educação Contra a Barbárie”, a mobilização começa às 9h e terá a participação de 13 entidades nacionais – SBPC, Academia Brasileira de Ciências, Abrasco, Andifes, UNE, ANPG, Fenaj, ABI, OAB, Proifes, Andes, Fasubra e Conif –, além do apoio de intelectuais, artistas, profissionais liberais, parlamentares e setores da comunicação, à exemplo da Rádio Metropole.

O reitor  João Carlos Salles aponta uma redução orçamentária nas instituições federais que pode impor à Ufba um corte de R$ 30,4 milhões -- o que representa 18,7% a menos em relação ao orçamento de 2020. 

Para a assistência estudantil, o corte de R$ 7,2 milhões já obrigou a universidade a reduzir valores de bolsas de auxílio à permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade – ou seja, que têm renda familiar per capita média de até 1,5 salário mínimo.

O ato pode ser acompanhado aqui, a partir das 9h.