Segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Cidade

Marcada para esta quinta, prefeitura adia inauguração do Museu da Música

Sem explicar os motivos do adiamento, o poder público disse que nos próximos dias vai anunciar uma nova data

Marcada para esta quinta, prefeitura adia inauguração do Museu da Música

Foto: Igor Santos/Prefeitura de Salvador

Por: Metro1 no dia 29 de julho de 2021 às 19:09

A inauguração do Museu da Música brasileira de Salvador foi adiada. A data prevista para a abertura ao público seria nesta quinta-feira (29), mas a prefeitura mudou a programação. Sem explicar os motivos do adiamento, o poder público disse, em contato com o Metro1, que nos próximos dias vai anunciar uma nova data.

O museu vai funcionar dentro do Casarão dos Azulejos Azuis, no Comércio. O espaço vai trazer uma dinâmica, ainda de acordo com prática de combate à disseminação da Covid, evitando toques nas telas do museu e o uso de fones de ouvido compartilhados. Quem frequenta o ambiente, pode usar o celular para se conectar ao conteúdo exibido.

O arquiteto e cenógrafo, Gringo Cardia, conta que a ideia é fazer do museu um espaço inclusivo. "Temos aqui a história clássica, a história da ancestralidade, dos grandes nomes, mas também incluímos a turma que está fazendo música hoje e que vem das periferias”, disse, em entrevista à Folha de S. Paulo.

Cada instalação conta diferentes histórias da música - que se entrelaçam. As escolhas dão conta de fazer um passeio pelos bairros de Salvador, que vai desde o pagode da Capelinha de São Caetano, até a Itapuã de Caymmi.

Com direito a karaokê, para fazer um rap e levar sua gravação para casa; salas imersivas que explicam o funcionamento da Orquesta Sinfônica da Bahia e até estúdio de gravação, o museu tem tudo pra ser, de acordo com o gestor da capital baiana, Bruno Reis (DEM), "um centro de formação para toda a cadeia do entretenimento”.

 

Marcada para esta quinta, prefeitura adia inauguração do Museu da Música - Metro 1