Quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Cidade

Semob faz mudanças em linhas, pontos e itinerários de ônibus em Salvador; confira

Mudanças passam a valer neste sábado (31)

Semob faz mudanças em linhas, pontos e itinerários de ônibus em Salvador; confira

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Luciana Freire no dia 30 de julho de 2021 às 14:05

A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) anunciou, nesta sexta (30), que vai fazer mudanças no transporte público a partir de sábado (31). As alterações abrangem diversas mudanças em pontos de paradas, itinerários, nomes e fracionamento de linhas.

No primeiro dia das mudanças, agentes de transporte estarão nos principais pontos para esclarecer dúvidas sobre a operação.

Confira:
As linhas 0201 – Ribeira x Bonfim / Campo Grande e 0302 – Boa Vista de São Caetano x Campo Grande não descerão mais o viaduto do Canela, e passarão a utilizar a Rua da Gamboa de Cima para chegar à Avenida Lafayette Coutinho (Contorno). Com isso, o ponto da linha no Campo Grande passará para a pista do meio, em frente ao Teatro Castro Alves.

A linha 1070 – Estação Mussurunga x Piatã (via Bairro da Paz), deixará de atender a Avenida Orlando Gomes e Colinas das Esmeraldas no sentido Estação Mussurunga.

Os usuários que estiverem na Orlando Gomes com destino a Estação, terão como opção utilizar a linha 1053 – Estação Mussurunga x Barra 3. Quem estiver em Colina das Esmeraldas, poderá utilizar a linha 1057 – Estação Mussurunga x Bairro da Paz, que também terá seu itinerário modificado e passará a atender o bairro a partir de sábado.

A linha 1071 – Estação Mussurunga x Jardim Placaford / Piatã manterá o mesmo código, mas o nome será substituído para Estação Mussurunga x Jardim Placaford / Shopping Paralela. Além disso, também terá mudanças no itinerário, deixando de passar pela Avenida Dorival Caymmi e passando a utilizar a Avenida Pinto de Aguiar.

Os usuários que estiverem na orla e desejarem ir para a Avenida Dorival Caymmi terão como opção integrar com as linhas 1001 – Aeroporto x Praça da Sé; 1002 – Aeroporto x Campo Grande / Lapa; 1003 – Aeroporto x Lapa; 1007 – Lapa x Terminal Aeroporto / Jardim das Margaridas; 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garibaldi); a 1653 – Paripe x Aeroporto; e a 0125 - Terminal da França x Parque São Cristóvão.

A linha 1647 – Alto do Cabrito x Boa Vista do Lobato / Estação Pirajá terá base operacional modificada para a Estação Pirajá e também será desmembrada, conforme a secretaria. A linha 1647 terá atendimento para o Alto do Cabrito e será criada a linha 1647-01, que dará atendimento para a Boa Vista do Lobato.

A Semob destaca que a partir das 21h, quando a demanda de usuários é menor, entrará em circulação a linha 1647-02, criada para atender tanto Boa Vista do Lobato quanto Alto do Cabrito.

Já a linha 1622 – Alto do Cabrito / Boa Vista do Lobato x Pituba terá atendimento suspenso aos sábados e domingos. Com isso, passageiros procedentes do Alto do Cabrito com destino a Pituba terão de utilizar a linha 1647 e integrar na Estação Pirajá com a linha 1347 – Estação Pirajá x Pituba. Já os passageiros de Boa Vista do Lobato que desejarem seguir para a Pituba, poderão utilizar a linha 1647-01 e integrar com a 1347 – Estação Pirajá x Pituba.

A linha 1148 – Terminal Acesso Norte x Nossa Senhora do Resgate / Conjunto ACM / Arraial do Retiro será desmembrada em outras duas linhas. Será criada a linha 2011 – Terminal do Retiro x Conjunto ACM / Arraial do Retiro (via Baixinha de Santo Antônio), que terá como base operacional o Terminal do Retiro, e a linha 1118-01 – Terminal Acesso Norte x Nossa Senhora do Resgate, que dará atendimento ao Shopping Bela Vista sentido Terminal Acesso Norte.

Com o desmembramento da linha 1148, que realizava 15 viagens por dia, a linha 2011 fará 25 viagens, enquanto a 1118-01 fará 18 viagens diárias.

Já a partir de domingo, a linha 1233 – Terminal Acesso Norte x Nova Sussuarana /Sussuarana será substituída pela linha 1229-01 – Terminal Acesso Norte x Nova Sussuarana / Sussuarana. Com a criação desta nova linha, o itinerário deixará de circular pela Baixinha de Santo Antônio e atenderá a Rua Silveira Martins em ambos os sentidos.

Os usuários da Baixinha de Santo Antônio que utilizam a linha deverão utilizar a 2011 – Terminal do Retiro x Conjunto ACM / Arraial do Retiro (via Baixinha de Santo Antônio), para o Terminal do Retiro, e, de lá, integrar com o metrô.

Semob faz mudanças em linhas, pontos e itinerários de ônibus em Salvador; confira - Metro 1