Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Hospital na Arena Fonte Nova é desmobilizado e Bahia perde 100 leitos de UTI para Covid-19

Cidade

Hospital na Arena Fonte Nova é desmobilizado e Bahia perde 100 leitos de UTI para Covid-19

Segundo Sesab, suspensão do espaço para tratamento da doença foi possibilitada devido a queda de internações pela doença no estado

Hospital na Arena Fonte Nova é desmobilizado e Bahia perde 100 leitos de UTI para Covid-19

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Por: Adele Robichez no dia 15 de setembro de 2021 às 13:43

O hospital de campanha da Arena Fonte Nova, no bairro de Nazaré, foi desmobilizado nesta quarta-feira (15), após a Bahia registrar queda de casos e internações pela Covid-19. A unidade foi inicialmente montada para o atendimento exclusivo de pessoas com a doença em 7 de junho, no pico da pandemia.

A suspensão do espaço para o tratamento do coronavírus já havia sido anunciada no final do mês de agosto pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Com isso, a Bahia perde 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 100 clínicos para a Covid-19. O órgão, porém, afirmou que, se os casos voltarem a aumentar, com a chegada da variante delta no estado, a infraestrutura poderá ser remontada de forma célere.

“Com a desmobilização do hospital, que chegou a contar com 200 leitos, os equipamentos serão redistribuídos para as diversas unidades de assistência da rede da Sesab. Apenas o tomógrafo ficará até dezembro no espaço cedido pela Arena Fonte Nova, caso haja uma eventual necessidade de reativação da unidade. Além do equipamento, a rede de gases também será mantida”, diz o comunicado da secretaria.

Esta será a segunda desmobilização do hospital. Em outubro de 2020, o governo suspendeu os atendimentos na Fonte Nova e desmontou a estrutura no local. Em fevereiro, houve um grande aumento de casos da doença no estado, que exigiu a reabertura da unidade. A estrutura foi montada em junho do ano passado, no pico da pandemia do coronavírus. No total, a unidade de saúde funcionou durante nove meses e atendeu 2.840 pacientes.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes adultos com o vítus estava em 28% nesta terça-feira (14), de acordo com dados da Sesab. Atualmente, a Bahia conta com 905 leitos de UTI adulto e 897 leitos de enfermaria adulto destinados ao atendimento a pacientes com o diagnóstico de Covid-19. Esses números já chegaram a 1624 leitos de UTI adulto e 1835 leitos clínicos, no pior momento da crise sanitária no estado.