Sexta-feira, 01 de julho de 2022

Cidade

Setembro Dourado reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Durante o mês, Grupo de Apoio à Criança com Câncer realiza série de ações

Setembro Dourado reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 16 de setembro de 2021 às 08:26

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer infantojuvenil já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Com o diagnóstico precoce, cerca de 80% desses pacientes poderão ser tratados adequadamente com a doença ainda no início e com chances importantes de cura. O mês de setembro é o período escolhido para conscientização da população sobre o tema. 

A campanha Setembro Dourado, criada para sensibilizar a sociedade, tem ações promovidas pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (GACC-BA), em conjunto com a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC).  Além de alertar para os sintomas da doença, as ações do “Setembro Dourado” têm o objetivo de diminuir a taxa de mortalidade, ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento prévio como fatores essenciais para a cura da doença. 

Durante todo o mês, o GACC-BA promove encontros, visitas guiadas e discussões sobre o tratamento e como desenvolver o bem-estar de quem sofre com a doença. Como parte da programação, será realizado no dia 21, às 14h, no auditório da instituição, um bate-papo com a médica Nubia Mendonça sobre o tema, voltado para os voluntários, acompanhantes dos pacientes e visitantes.

Setembro Dourado reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil - Metro 1