Quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Cinco linhas de ônibus serão desativadas a partir do próximo sábado; veja mudanças

Cidade

Cinco linhas de ônibus serão desativadas a partir do próximo sábado; veja mudanças

Prefeitura diz que alterações fazem parte do processo de atualização da rede de transporte da capital, que passará a funcionar de forma integrada

Cinco linhas de ônibus serão desativadas a partir do próximo sábado; veja mudanças

Foto: Bruno Concha/Secom

Por: Metro1 no dia 12 de outubro de 2021 às 17:03

Usuários de cinco linhas de ônibus na capital deverão ficar atentos a partir do próximo sábado (16). As linhas 0412 Duque de Caxias-Pituba, 0413 IAPI-Barra, 0416 IAPI-Terminal da França/Campo Grande, 1002 Aeroporto-Campo Grande/Lapa e 1003 Aeroporto-Lapa serão desativadas pela Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob). 

Segundo a pasta, com o fim dos intinerários, para chegar a seus destinos, os usuários terão de utilizar a integração, seja com outra linha de ônibus ou mesmo com o metrô.

Com a desativação da linha 0412, os usuários com destino à avenida Heitor Dias e Sete Portas deverão utilizar a linha 1327 Estação Pirajá-Baixa dos Sapateiros e integrar com o metrô na estação Campo da Pólvora até a estação Acesso Norte. De lá, utilizar a linha 1143 Terminal Acesso Norte-Barroquinha.

O usuário que tiver como destino o Caminho das Árvores, Avenida Paulo VI e Pituba deverá seguir de metrô até a estação Detran e, de lá, integrar com uma das linhas passantes que tenham como destino a Pituba, como a 1347 Estação Pirajá x Pituba. Já quem deseja chegar à região da rodoviária e Itaigara, poderá utilizar a 0427 IAPI-Itaigara, que tem no itinerário a Fazenda Grande do Retiro, o largo do Retiro e a avenida ACM.

Já os usuários que utilizavam a linha 0413 para seguir à avenida Centenário, Barra ou avenida Garibaldi deverão integrar na Estação da Lapa com as linhas 0136/LB1 Lapa-Chame-Chame, 0137/LB2 Lapa-Barra Avenida ou 0138/LB3 Lapa-Garibaldi/Ondina, respectivamente. O usuário que tem como destino a avenida Vasco da Gama deverá utilizar, na Estação da Lapa, a linha 0116 Lapa x HGE. Quem tiver o Vale do Ogunjá como destino deverá descer na região do Vale de Nazaré e acessar a linha 0332 Fazenda Grande do Retiro-Lapa.

Para quem utilizava a linha 0416 com destino ao Campo Grande deverá utilizar a linha 0417 IAPI-Lapa e, na Lapa, integrar com a linha LB2 Lapa-Barra Avenida. Já quem tiver como destino a região do Largo do Tanque, Comércio ou Calçada deverá utilizar a linha 0417, operada pelo chamados "Amarelinhos", até o bairro de Pero Vaz e, de lá, integrar com a linha 0419 Pau Miúdo-Terminal da França/Campo Grande. 

Já os usuários da linha 1002 com destino à avenida Cardeal da Silva deverão pegar 1001 Aeroporto-Praça da Sé ou o 1035 Aeroporto-Praça da Sé (via Garcia) e, no Rio Vermelho, acessar a 0140 Lapa-Rio Vermelho (via Cardeal).

Para quem utilizava a linha 1003 com destino à Lapa, saindo do Aeroporto, deverá acessar a linha 1007 Lapa-Jardim das Margaridas. Quem tem como destino a região de Ondina e Rio Vermelho deverá acessar a linha 1001 Aeroporto-Praça da Sé ou ainda a 1035 Aeroporto-Praça da Sé (via Garcia).

Para a Avenida Centenário, o usuário pode acessar o metrô na Estação Mussurunga ou no Terminal Aeroporto em direção à Lapa e, de lá, utilizar a linha LB1 0136 Lapa-Chame-Chame ou utilizar a linha 1001 Aeroporto-Praça da Sé e, na rua Miguel Bournier, acessar a linha LB1 0136.

Mudança de itinerário

Ainda no sábado, duas linhas terão o itinerário modificado. A linha 0332 Fazenda Grande do Retiro-Lapa passará a atender, a partir da avenida Bonocô, a avenida Ogunjá, mas mantendo seu retorno pelo Dique. Já a linha 0903 Boca do Rio-Lapa deixará de atender a avenida Garibaldi e passará a utilizar a avenida Centenário. Os usuários que tiverem como destino a avenida Garibaldi deverão utilizar a linha 0903 até o Rio Vermelho e, de lá, integrar com a linha 0708 Nordeste-Lapa.

De acordo com o titular da Semob, Fabrizzio Muller, as mudanças fazem parte do processo de atualização da rede de transporte de Salvador, que passará a funcionar de forma integrada. “Com a chegada de novos modais de transporte na cidade, é necessário também modernizar a operação para que ela funcione de forma integrada, proporcionando uma maior otimização da rede e mais agilidade no deslocamento dos usuários pela cidade”, afirma o secretário.