Terça-feira, 15 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

"A maior dificuldade foi fazer as pessoas falarem Krav Maga", diz mestre que trouxe luta para o Brasil

Cidade

"A maior dificuldade foi fazer as pessoas falarem Krav Maga", diz mestre que trouxe luta para o Brasil

Kobi Lichtenstein fará lançamento de livro sobre arte marcial nesta quinta (14) em Salvador

"A maior dificuldade foi fazer as pessoas falarem Krav Maga", diz mestre que trouxe luta para o Brasil

Foto: Divulgação

Por: Adele Robichez no dia 14 de outubro de 2021 às 15:54

O Grão Mestre Kobi Lichtenstein, israelense que trouxe o Krav Maga ao Brasil, contou ao Metro1 como foi o desafio de transmitir a arte marcial aos brasileiros. Ele relata que a implantação do esporte, há mais de 30 anos, já começou com um bloqueio, mas ele já foi superado, e hoje tem grande difusão no país. 

"Aqui no Brasil, a coisa mais difícil foi que as pessoas falassem 'Krav Maga' corretamente", diz, rindo. "Hoje, as pessoas conhecem, já tem no dicionário. Mas antes teve mesmo essa dificuldade". O mestre, criador de uma técnica da arte, veio ao país em 1990, como pioneiro em uma missão de divulgá-la em toda a América Latina.

Apesar da dificuldade inicial, o israelense diz que não foi complicado propagar o esporte pelo país. "O resto foi fácil. As pessoas queriam entender e aprender o Krav Maga, então não foi um desafio difícil de ser realizado. Aí começamos a espalhar. A técnica é muito simples e serve para qualquer pessoa se defender".

Com essa visão, Kobi lançou um livro "diferente de qualquer outro conhecido no Krav Maga". Intitulado de "Krav Maga: O legado de Imi Lichtenfeld", ele vai ser lançado nesta quinta-feira (14) em Salvador. Nele, o autor adianta que nao há apenas técnicas: conta também a história do povo judeu, do criador da arte marcial, de quem foi discípulo, e dos valores utilizados por ele para a criação do Krav Maga. Por isso, tem o diferencial de ser direcionado "não só aos praticantes, mas ao público em geral".

"Essa filosofia de vida precisa chegar nas pessoas vivem na mão da violência,como aqui. A gente tem medo de andar na rua, com objetos de valor, de carro com janelas abertas... O Krav Maga mostra como podemos viver melhor, observando as coisas a partir de uma nova ótica da vida", completa. O lançamento do livro ocorre às 18h, no Shopping Paseo. Além de uma sessão de autógrafos, Mestre Kobi também irá dar uma palestra e realizar a demonstração de alguns movimentos da arte.