Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Cidade

Cinco linhas de ônibus de Salvador serão desativadas neste sábado; veja o que muda

Secretaria de Mobilidade informou que alterações são para modernizar o transporte, que deve funcionar de forma integrada na capital baiana

Cinco linhas de ônibus de Salvador serão desativadas neste sábado; veja o que muda

Foto: Jefferson Peixoto / Secom

Por: Metro1 no dia 16 de outubro de 2021 às 08:32

Cinco linhas dos ônibus do transporte urbano de Salvador deixam de existir a partir deste sábado (16). Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a alteração no sistema acontece para possibilitar a modernização na operação, que passa funcionar de forma integrada ao sistema metroviário na capital.

As linhas são: 0412 – Duque de Caxias x Pituba; 0413 – IAPI x Barra; 0416 – IAPI x Terminal da França / Campo Grande; 1002 – Aeroporto x Campo Grande/Lapa e 1003 – Aeroporto x Lapa.

De acordo com a secretaria, com as mudanças, os usuários poderão utilizar a integração com outra linha de ônibus ou mesmo com o metrô para chegar aos destinos.

Por causa da desativação da linha 0412, os passageiros com destino à Avenida Heitor Dias e Sete Portas deverão utilizar a linha 1327 – Estação Pirajá x Baixa dos Sapateiros e integrar com o metrô na estação Campo da Pólvora até a estação Acesso Norte. No terminal, o passageiro pode pegar a linha 1143 – Terminal Acesso Norte x Barroquinha.

Já quem tiver como destino as regiões do Caminho das Árvores, Avenida Paulo VI e Pituba, deverá seguir de metrô até a estação Detran e, de lá, integrar com uma das linhas que seguem para a Pituba, como a 1347 – Estação Pirajá x Pituba.

Os passageiros que quiserem chegar à rodoviária e o bairro do Itaigara, poderão utilizar a linha 0427 – IAPI x Itaigara, que passa pela Fazenda Grande do Retiro, no próprio Largo do Retiro e Avenida ACM.

Haverá mudança também para quem utilizava a linha 0413 para chegar na Avenida Centenário, Barra ou Avenida Garibaldi. Os passageiros devem integrar na Estação da Lapa com as linhas 0136 - LB1 – Lapa x Chame-Chame, 0137 – LB2 - Lapa x Barra Avenida, ou 0138 – LB3 - Lapa x Garibaldi/Ondina, respectivamente.

Quem pretende chegar na Avenida Vasco da Gama deverá utilizar, na Estação da Lapa, a linha 0116 – Lapa x HGE. Já para o Vale do Ogunjá, os usuários precisam desembarcar na região do Vale de Nazaré e entrar na linha 0332 – Fazenda Grande do Retiro x Lapa.

Os passageiros que usavam a linha 0416 com destino ao Campo Grande deverão agora utilizar a linha 0417 – IAPI x Lapa e, na Lapa, integrar com a linha LB2 – Lapa x Barra Avenida. Já quem tiver como destino as regiões do Largo do Tanque, Comércio ou Calçada, deverá utilizar a linha 0417, operada pelo Amarelinho, até o bairro de Pero Vaz. De lá, precisa integrar com a linha 0419 – Pau Miúdo x Terminal da França/Campo Grande.

Usuários da linha 1002, com destino à Avenida Cardeal da Silva, deverão tomar a linha 1001 – Aeroporto x Praça da Sé, ou a 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garcia) e, no Rio Vermelho, acessar a 0140 – Lapa x Rio Vermelho (via Cardeal).

Já quem utilizava a linha 1003 com destino à Lapa, saindo do Aeroporto, deverá acessar a linha 1007 – Lapa x Jardim das Margaridas. Quem tem como destino a região de Ondina e Rio Vermelho, precisa seguir na linha 1001 – Aeroporto x Praça da Sé ou a 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garcia).

Quem tiver como destino a Avenida Centenário, pode acessar o metrô na Estação Mussurunga ou no Terminal Aeroporto em direção à Lapa e, de lá, utilizar a linha LB1 - 0136 – Lapa x Chame-Chame, ou tomar a linha 1001 – Aeroporto x Praça da Sé e, na Rua Miguel Bournier, acessar a linha LB1 – 0136.