Cidade
Após vídeo, Corregedoria abre inquérito para investigar PMs que executaram homem no Calafate
Um vídeo registrou policiais da Rondesp BTS atirarem no homem já rendido
Foto: Reprodução
A Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) abriu um inquérito para investigar a conduta de policiais de uma equipa da Rondesp Baía de Todos os Santos (BTS) em uma abordagem que aconteceu na região do Calafate, em Salvador, na última quarta-feira (20). A guarnição foi filmada executando um homem que já estava rendido.
Por meio de nota, a SSP-BA, em nome do secretário, Ricardo Mandarino, informou que "rigor e celeridade são as determinações" da pasta na apuração do caso, que se tornou público na quinta-feira (21), após divulgação das imagens. Na contramão do que mostra o vídeo, a Polícia Militar informou que reagiu à investida de bandidos.
"É nossa obrigação esclarecer, para a sociedade, com total imparcialidade, o que aconteceu nessa abordagem, que terminou com uma pessoa morta. Sem prejulgamento, mas esse tipo de coisa não pode acontecer. A nossa orientação é a do respeito à pessoa humana” declarou Mandarino.
As imagens mostram o homem sair de um carro branco, com os braços para cima. Os policiais atiram na cabeça dele, que cai no chão e continua a ser baleado. Em resposta, a PM disse que “o indivíduo que estava sendo abordado realizou movimento de saque de arma de fogo da cintura, quando houve reação policial com disparos de defesa contra o agressor, que caiu ao solo atirando”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.