Radar de Salvador estava quebrado durante deslizamentos que mataram 15
O radar meteorológico de Salvador usado para alertar sobre riscos das chuvas estava quebrado durante os deslizamentos de terra que provocaram a morte de 15 pessoas em abril.
![Radar de Salvador estava quebrado durante deslizamentos que mataram 15 [Radar de Salvador estava quebrado durante deslizamentos que mataram 15]](https://www.metro1.com.br/noticias/1145,radar-de-salvador-estava-quebrado-durante-deslizamentos-que-mataram-15-3.jpg)
Por Juliana Almirante no dia 16 de Junho de 2015 ⋅ 12:13
O radar meteorológico de Salvador usado para alertar sobre riscos das chuvas estava quebrado durante os deslizamentos de terra que provocaram a morte de 15 pessoas em abril, segundo reportagem da Folha. O equipamento é operado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Sem o radar os alertas emitidos pelo governo federal só foram baseados nas informações de 24 pluviômetros espalhados na cidade.
A Defesa Civil de Salvador e do governo baiano reconheceram que o alerta do radar poderia ter ajudado a prevenir os acidentes. Já o Cemaden garantiu que os pluviômetros foram suficientes. O equipamento apresentou falhas em março, mas o equipamento só operou em maio. Implantado em 2014, o radar custou R$ 8 milhões.