Sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Moradores de Praia do Flamengo se queixam de excesso de multas após área virar zona azul; Transalvador rebate

Cidade

Moradores de Praia do Flamengo se queixam de excesso de multas após área virar zona azul; Transalvador rebate

Morador reclama também da necessidade do celular para se cadastrar na zona azul

Moradores de Praia do Flamengo se queixam de excesso de multas após área virar zona azul; Transalvador rebate

Foto: Arquivo pessoal/ Marcelo Abramovitz

Por: Geovana Oliveira no dia 01 de novembro de 2021 às 14:29

Os moradores da área de Praia do Flamengo, em Stella Maris, estão incomodados com a nova rotina da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) no local. Há cerca de 20 dias, o órgão instalou zona azul em toda a região, inclusive residencial, chegando a aplicar multas em moradores que estacionam em frente às suas próprias casas.

O engenheiro civil Marcelo Abramovitz, que mora na rua Clóvis Bevilacqua há dez anos, recebeu três multas nesses últimos 20 dias. Duas em frente a sua própria residência, por estar no passeio. E uma por ter estacionado em local que, segundo ele, ainda não tinha como saber que era zona azul. 

"Tem a garagem, mas muitas vezes deixo do lado de fora mesmo porque dá trabalho e meu portão não é automático", conta Abramovitz. 

O morador reclama também da necessidade do celular para se cadastrar na zona azul.  "Exigem baixar o aplicativo, pergunta que não quer se calar: Se você não tiver internet, não tiver pacotes de dados ou seu celular descarregar, como você vai baixar esse aplicativo?", diz ao afirmar que não encontra os operadores da zona azul que podem conceder o crédito no local. 

"A gente já paga IPTU altíssimo, taxa tributária altíssima, pra eles colocarem zona azul em área residencial. Aqui é residência, aqui não é comércio", afirma o engenheiro civil. "Está fazendo um terror a todos os moradores da rua. Eles vêm de manhã, de tarde e de noite, só vem multar aqui. Todo mundo tem que colocar o carro dentro da garagem o tempo todo". 

Os moradores têm acesso à zona verde, e podem estacionar na rua sem a necessidade de pagamento. Mas segundo Marcelo, quando chega períodos mais movimentados, o estacionamento se torna insustentável. "Se eu tirar meu carro onde estiver estacionado com a área verde e tiver que sair, quando eu retornar não acho mais vaga para estacionar, por causa da praia". 

Questionada pelo Metro1, a Transalvador afirma que a regulamentação de vagas de zona azul no bairro foi em atenção a solicitações dos próprios moradores, que pediam mais ordenamento do trânsito na região. 

"Em relação à lotação das ruas, a zona azul tem a principal função de democratizar o uso do espaço público, já que estimula a rotatividade, sendo esta uma grande necessidade dessa área, conforme relato de quem reside no bairro.", explica em nota. 

O órgão diz ainda que para estacionar numa vaga de zona azul, além de usar os aplicativos de Zona Azul Digital, o condutor pode adquirir os créditos nas mãos dos operadores que ficam nos locais de estacionamento. "Caso não tenham internet, os condutores também podem adquirir os créditos por meio de mensagens de textos usando os apps".