Domingo, 01 de agosto de 2021

Cidade

Caminhada reúne grupos culturais no Dique do Tororó neste domingo

Acontece neste domingo (24), a partir das 16h, a Caminhada Raízes da Bahia, no Dique do Tororó. O evento, gratuito, vai reunir manifestações culturais tradicionais da Bahia em desfile, que receberá mais de 1.200 artistas populares de Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo, Sertão e Baixo Sul. Quem estiver presente vai poder acompanhar apresentações de fanfarras, quadrilhas, filarmônicas, grupos de dança e blocos de brincantes que ocuparão as ruas do local. [Leia mais...]

Caminhada reúne grupos culturais no Dique do Tororó neste domingo

Foto: Raoni Libório

Por: Jessica Galvão no dia 24 de janeiro de 2016 às 09:48

Acontece neste domingo (24), a partir das 16h, a Caminhada Raízes da Bahia, no Dique do Tororó. O evento, gratuito, vai reunir manifestações culturais tradicionais da Bahia em desfile, que receberá mais de 1.200 artistas populares de Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo, Sertão e Baixo Sul. Quem estiver presente vai poder acompanhar apresentações de fanfarras, quadrilhas, filarmônicas, grupos de dança e blocos de brincantes que ocuparão as ruas do local.

A partir das 13h, acontece a Feira de Economia Solidária, que vai reunir oito empreendedores em barracas de comercialização de peças de artesanato e alimentos. Às 14h, começa o aulão de dança afro ministrado por Tatiana Campelo, dançarina e professora da Fundação Cultural da Bahia (Funceb), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado. 

A caminhada que visa exaltar a pluralidade da cultura de matriz popular, com propósito de revitalizar, fortalecer e difundir as manifestações culturais da capital e do interior do estado, será dividida em cinco alas, separadas por cores. Em quatro delas estarão manifestações como o samba de roda, grupo de mascarados, terno de reis, chegança, entre outros. A quinta e última ala faz alusão ao carnaval tradicional, com a presença, por exemplo, de um grupo de pierrôs e de uma escola de samba de Salvador.

O evento contará ainda com show de encerramento das Ganhadeiras de Itapuã, grupo tradicional que, em 2015, foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira. A programação tem ainda opções gastronômicas da Praça de Food Trucks, com os trucks Coxinha do Gago, Leca Truck, Na Larica, Sertão Truck e Sushi Truck.

Trajeto

Após a concentração, marcada para 14h no Estacionamento Externo (portão EE) da Arena Fonte Nova, o desfile partirá da altura do Acesso Sul do estádio, às 16h. A Caminhada seguirá pela Av. Vasco da Gama no sentido contrário ao fluxo de veículos do Dique do Tororó, que terá trânsito interditado no sentido Lapa durante todo o dia. O público que for assistir ao evento encontrará acesso facilitado via do metrô e, para aqueles que preferirem ir de carro, pela Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô).

Caminhada reúne grupos culturais no Dique do Tororó neste domingo - Metro 1