Domingo, 05 de dezembro de 2021

Cidade

Hemoba faz recepção especial para o Dia Nacional do Doador, nesta quinta

Ação 'Heróis da vida real. Nosso superpoder tá no sangue!' terá unidade móvel em shoppings de Salvador

Hemoba faz recepção especial para o Dia Nacional do Doador, nesta quinta

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 25 de novembro de 2021 às 09:10

O Dia Nacional do Doador Voluntário, nesta quinta-feira (25), será de surpresa aos doares que dirigirem a um dos pontos [veja abaixo] que integram a ação de comemoração promovida pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).

As ações homenageiam os doadores e têm como tema 'Heróis da vida real. Nosso superpoder tá no sangue!'. Embora não tenha revelado a surpresa, a fundação garante que os voluntários serão surpreendidos.

Atualmente a Bahia tem quase 200 mil doadores cadastrados. Segundo o Hemoba, o estado tem um estoque regular, mas que precisa de doações contínuas para não entrar em modo crítico.

Onde doar
Ao longo desta semana, a unidade móvel de coleta da Hemoba estará no Hospital das Clínicas (HUPES), no bairro do Canela, para receber, além de candidatos à doação de sangue, cadastros de medula óssea, das 8h às 17h, até sexta-feira (26). Nos postos do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping os atendimentos acontecerão até sábado (27) das 9h às 18h.

Podem doar sangue todas as pessoas com idade entre 18 e 69 anos, que pesem no mínimo 50 quilos, estejam em boas condições de saúde e não tenham passado por parto ou cirurgia, pelo menos, nos três meses que antecedem a doação. Para homens, o limite máximo é de doação quatro vezes por ano e, para mulheres, três vezes.

Além disso, existe um prazo determinado para as que receberam a vacina contra a Covid-19. Quem foi vacinado com Coronavac pode doar sangue depois de dois dias, já quem recebeu outro tipo de imunizante deve esperar sete dias para doar. Veja no site do Hemoba, os locais para fazer a doação.
 

Hemoba faz recepção especial para o Dia Nacional do Doador, nesta quinta - Metro 1