Quarta-feira, 09 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Mais antigo da cidade, Restaurante Colon anuncia que fechará as portas nesta sexta-feira

Cidade

Mais antigo da cidade, Restaurante Colon anuncia que fechará as portas nesta sexta-feira

O Colon ostenta o título de restaurante mais antigo de Salvador. É citado inclusive na obra 'Sumiço da Santa', de Jorge Amado

Mais antigo da cidade, Restaurante Colon anuncia que fechará as portas nesta sexta-feira

Foto: Diário de Salvador

Por: André Uzêda no dia 25 de novembro de 2021 às 09:24

Fundado em 1914, o tradicional Restaurante Colon, no Comércio, anunciou que não continuará mais funcionando. O fechamento já tem data marcada: esta sexta-feira (26).

A informação foi confirmada por Mara, esposa de Juan Orje, neto do fundador José Maria Orje Alonso. Vindo da Galícia, extremo norte da Espanha, Orje Alonso chegou à Bahia há 107 anos, fugindo da Primeira Guerra Mundial (1914-1917).

"A situação tá tão complicada que me tornei até a cozinheira. Está tudo muito difícil. É uma tristeza fechar as portas", diz Mara, emocionada com a notícia do fechamento do espaço.

Segundo ela, o principal motivo são as dívidas acumuladas, principalmente no período da pandemia. O Colon ostentava o título de restaurante mais antigo de Salvador em atividade. É citado na obra 'Sumiço da Santa' (1988), de Jorge Amado, pelo malassado servido — prato que, ainda hoje, continuava no cardápio do estabelecimento. 

No início deste ano, o restaurante já havia se mudado do casarão (foto) onde virou ponto de referência. Por problemas estruturais na antiga casa, passou a funcionar próximo do Plano Gonçalves.