Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Educação

/

Ufba terá 150 mil vagas oferecidas presencialmente em 2022

Educação

Ufba terá 150 mil vagas oferecidas presencialmente em 2022

Capacidade foi decidida a partir de estudo "minucioso e exaustivo", ressaltou instituição

Ufba terá 150 mil vagas oferecidas presencialmente em 2022

Foto: Metropress

Por: Adele Robichez no dia 29 de novembro de 2021 às 13:32

A Universidade Federal da Bahia divulgou, nesta segunda-feira (29), mais detalhes sobre o retorno das aulas presenciais em 2022. A instituição explicou que realizou um estudo "minucioso e exaustivo" que considerou adequada a oferta de até 150 mil vagas de matrícula no seu espaço físico. No entanto, cada turma só poderá utilizar 45,7% do total habitual nas salas de aulas, auditórios e laboratórios de informática. O intuito é evitar aglomerações nestes espaços.

O comunicado ressalta que os “espaços sem condições adequadas de ventilação natural foram descartados – seus postos, portanto, não entram no cálculo da capacidade de vagas a ser ofertada em 2022.1”. Considerou-se um distanciamento mínimo de 1,2  a 1,3 metro para cada lado entre pessoas (ou 70 a 80 centímetros entre carteiras), a depender da área dos espaços, todos dotados de janelas.

A Ufba retomará as aulas presenciais a partir do próximo semestre, previsto para iniciar no dia 7 de março de 2022. A decisão foi tomada, por unanimidade, pelo Conselho Universitário (Consuni), em assembleia realizada no dia 12 de novembro. Ao Metro1, o reitor da universidade João Carlos Salles já havia adiantado que parte dos estudantes poderiam continuar assistindo às aulas remotamente e que algumas disciplinas seguiriam sendo realizadas da mesma forma.