Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Em sequência de altas, ocupação de leitos de UTI em Salvador passa para 46%

Cidade

Em sequência de altas, ocupação de leitos de UTI em Salvador passa para 46%

O secretário municipal de Saúde disse que o aumento se deve ao remanejamento de leitos; Léo Prates demonstrou preocupação com os novos casos de H3N2 na capital

Em sequência de altas, ocupação de leitos de UTI em Salvador passa para 46%

Foto: Secom Prefeitura de Salvador

Por: Maria Clara Andrade no dia 09 de dezembro de 2021 às 11:28

Em mais um dia de aumento, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinada a pacientes infectados com Covid-19 chegou a 46% em Salvador, nesta quinta-feira (9). Há apenas três dias, o prefeito Bruno Reis (DEM) demonstrou preocupação quando a taxa atingiu os 40%.

O secretário municipal de Saúde, no entanto, explicou em entrevista à Rádio Metrópole, que este aumento relaciona-se com um remanejamento de leitos de UTI, para que sejam destinados ao cuidado de outras doenças. "Só no dia de ontem, tivemos que remanejar 14 leitos, porque seja de coronavírus, seja de AVC, seja de infarto, a minha obrigação é salvar a vida das pessoas", afirmou o secretário.

Ainda na entrevista, Prates trouxe uma outra preocupação: o aumento dos casos de infecções por H3N2 em Salvador. Segundo ele, já foram 16 casos notificados e a maior parte deles em crianças. "Levem seus filhos para se vacinar contra a gripe, pois nós podemos evitar isso", pediu o secretário.

Já com relação à Covid, apesar de ter justificado o aumento da taxa de ocupação das UTIs, Léo Prates pediu para que a população não baixe a guarda. "Estamos em bandeira amarela", disse. O secretário explicou que o índice de transmissão (fator rt) do coronavírus está em 0,98, na capital baiana. Quando este número atinge o valor de 1 significa que a pandemia está em aceleração.