Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Salvador registra recorde de público em mutirão de vacina contra gripe, diz secretaria de Saúde

Mais 72 mil pessoas compareceram aos locais de imunização nesta sexta-feira

Salvador registra recorde de público em mutirão de vacina contra gripe, diz secretaria de Saúde

Foto: Ascom/SMS

Por: Metro1 no dia 18 de dezembro de 2021 às 10:00

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador informou neste sábado (18) que mais 72 mil pessoas compareceram aos locais de vacinação contra a H3N2, cepa de influenza A (gripe) que avança pelo país e já causou duas mortes na capital baiana. A pasta considera um recorde de público. Ao todo, a megaoperação de sexta-feira (17) disponibilizou 90 pontos  de imunização, entre fixos, drives e volantes, além de centenas de profissionais.

Até agora, a cidade já contabiliza 170 casos confirmados de influenza, entre variados subtipos.

O resultado expressivo da vacinação, contudo, foi comemorado pelo chefe da SMS, Leo Prates.  “Tivemos uma extensa campanha contra a influenza durante o ano, mas com baixa adesão. O rápido crescimento de casos de gripe no Rio de Janeiro, caracterizado logo após como surto da doença na cidade, me levou a tomar medidas rápidas como a solicitação de doses extras para o município de Salvador e ampliação de unidades de referência para imunização, além de inúmeros apelos na imprensa para que a população buscasse a vacina. Os números que conquistamos ontem foram extremamente positivos e são de extrema importância para proteger vidas e impedir a circulação do vírus na nossa cidade”, afirmou o secretário.

 A estratégia foi voltada para os moradores da capital baiana com idade igual ou superior a seis meses até então não imunizados contra a gripe.

Público-alvo deste sábado

A vacinação contra a influenza neste sábado será disponibilizada exclusivamente para crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias residentes em Salvador. O local de atendimento é o 5º Centro de Saúde, no Vale dos Barris, que funcionará como ponto fixo e drive-thru, das 8h às 16h. É necessário que os pais ou responsáveis levem o cartão SUS de Salvador e cartão de vacinação dos pequenos para acesso ao imunizante.