Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Terceirizados do Hospital Roberto Santos vão passar o Natal sem dinheiro no bolso

Cidade

Terceirizados do Hospital Roberto Santos vão passar o Natal sem dinheiro no bolso

Mais de 200 funcionários da higienização não receberam o 13° e o salário de novembro

Terceirizados do Hospital Roberto Santos vão passar o Natal sem dinheiro no bolso

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Por: Rodrigo Meneses no dia 22 de dezembro de 2021 às 18:40

Mais de 200 funcionários terceirizados do Hospital Roberto Santos que atuam na área de higienização da unidade devem passar o Natal sem o 13º e sequer o salário referente ao mês de novembro. Eles são contratados pela empresa MR Serviços e Empreendimentos Eireli. No último dia 13, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que os  recursos para o pagamento do 13º salário foram liberados no dia dois de dezembro para a MR e que a empresa prometeu efetuar o pagamento até o dia 15. As promessas não foram cumpridas e os funcionários estão a ver navios.

“A empresa sumiu e provavelmente vai decretar a falência. Não pagou nosso décimo, nosso salário. A direção do hospital já encontrou uma empresa nova e colocou no lugar. Distribuiu novo fardamento e deu R$ 153 referente à metade do valor de transporte para alguns funcionários”, conta um funcionário, em anonimato, por temer perder o emprego.

No último dia 16, os funcionários chegaram a fazer uma mobilização na frente do hospital para reivindicar os pagamentos. O funcionário terceirizado do Roberto Santos também contou que ocorreu uma audiência no Ministério Público com a participação do sindicato para tratar dos pagamentos, mas nenhum representante da empresa, do hospital ou da Sesab compareceu.

Procurada pelo Metro1, a Sesab se limitou a dizer que a responsabilidade pelo pagamento dos direitos trabalhistas é das empresas que fazem a contratação dos profissionais. O Metro1 também tentou contato com a MR Serviços e Empreendimentos Eireli, mas ninguém atendeu aos telefones que constam no cadastro da empresa no Portal da Transparência do governo.