Segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Cidade

Ômicron representa 92% dos casos de Covid no Brasil, indica levantamento

Análise foi feita com 337 amostras positivas coletadas em redes de laboratórios

Ômicron representa 92% dos casos de Covid no Brasil, indica levantamento

Foto: Universidade de Hong Kong

Por: Metro1 no dia 06 de janeiro de 2022 às 19:55

A variante ômicron já representa 92,6% dos testes positivos para detecção de Covid no Brasil, indica levantamento feito por laboratórios do país divulgado nesta quinta-feira (6). Na versão anterior do mesmo estudo, lançado em 29 de dezembro, a cepa aparecida com predominância de 31,7%.

O novo trabalho, realizado no período de 26 de dezembro a 1º de janeiro, foi coordenado pelo ITpS (Instituto Todos pela Saúde) em parceria com os laboratórios Dasa e DB Molecular.

A investigação envolveu mais de 2.400 testes RT-PCR especiais feitos nas duas redes de laboratórios. Constatou-se assim que 337 foram positivos para o Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid-19. Dentre esses, 312 (92,6%) eram de infecções causadas pela nova variante.

Segundo o ITpS, no intervalo de dias do levantamento, a cepa foi encontrada em 80 municípios de oito estados brasileiros: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.

A ômicron foi sequenciada inicialmente na África do Sul em novembro deste ano. Dados preliminares indicam que ela é mais transmissível que outras variantes, como a delta, embora não desenvolva quadros graves em muitos dos infectados.

 

Ômicron representa 92% dos casos de Covid no Brasil, indica levantamento - Metro 1