Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Moradores do interior ocupam mais de 70% dos leitos Covid em Salvador

Cidade

Moradores do interior ocupam mais de 70% dos leitos Covid em Salvador

O prefeito Bruno Reis anunciou a abertura de novas UPAs, gripários e leitos voltados para o atendimento de pacientes com Covid-19

Moradores do interior ocupam mais de 70% dos leitos Covid em Salvador

Foto: Betto Jr./Secom

Por: Maria Clara Andrade no dia 10 de janeiro de 2022 às 11:02

Os leitos voltados para o tratamento de Covid-19 em Salvador estão recebendo um alto fluxo de pacientes vindos do interior. A ocupação de pessoas que não moram na capital baiana está acima de 70% desde o mês de julho. A informação foi dada pelo prefeito Bruno Reis durante a assinatura do envio do projeto de lei que trata do Plano Municipal de Saúde Mental.

Durante coletiva, o prefeito e o secretário de Saúde Leo Prates fizeram um apelo às gestões municipais de cidades do interior da Bahia. Bruno Reis creditou a baixa ocupação de moradores da capital nos leitos para atendimento da Covid-19 ao sucesso da vacinação em Salvador. "Isso leva as pessoas a demandarem menos leitos.  A gente pede que esse mesmo esforço seja demandado no interior do estado", disse.

Já Leo Prates pediu que a infraestrutura de primeiro atendimento no interior do estado seja melhorada. Segundo o secretário, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Salvador estão recebendo "verdadeiras caravanas" de pessoas vindas de outros municípios em busca de atendimento na capital baiana. "Nós estamos tendo que colocar macas no chão, porque a determinação é não deixar faltar atendimento. Mas salvador não vai conseguir aguentar essa situação", afirma.

Durante a coletiva, o prefeito anunciou ainda a abertura de novas UPAs, gripários e leitos voltados para o atendimento de pacientes com Covid-19. Bruno Reis disse que entrará ainda hoje no Diário Oficial do município o edital para a seleção de entidade para gerenciar o gripário de Santo Inácio de Pirajá, que será reaberto.