Sexta-feira, 20 de maio de 2022

Cidade

Sem Lavagem do Bonfim, fiscalização será intensificada na Colina Sagrada para evitar aglomerações

Prefeitura demonstrou preocupação com surto de casos da Covid-19 e gripe tipo H3N2

Sem Lavagem do Bonfim, fiscalização será intensificada na Colina Sagrada para evitar aglomerações

Foto: Jefferson Peixoto / Secom

Por: Metro1 no dia 12 de janeiro de 2022 às 18:41

Com o cancelamento da tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador, pelo segundo ano consecutivo, a prefeitura da capital planeja intensificar, nesta quarta-feira (13), a fiscalização dos protocolos sanitários de segurança nas imediações da Colina Sagrada, no bairro onde acontece geralmente a festa. Apreensiva com o aumento de casos da Covid-19 e da gripo tipo H3N2, os órgãos municipais estarão na região para tentar controlar um possível agravamento da situação.

Para a ação, equipes reforçadas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e da Guarda Civil Municipal (GCM) foram convocadas. Além disso, haverá também o apoio da Polícia Militar da Bahia (PM-BA).

Será verificado o cumprimento das medidas nos estabelecimentos comerciais da região, além de ações de combate à poluição sonora e publicidade irregular. O trânsito na Cidade Baixa continuará normal, mas o trânsito será ordenado no entorno da Basílica do Nosso Senhor do Bonfim, que terá o seu entorno patrulhado.

Além da fiscalização rotineira, com o aumento dos agentes nas ruas, estarão no local 12 viaturas e uma base móvel da GCM à disposição. Foram escalados 60 guardas para o patrulhamento preventivo na parte superior e inferior da Colina Sagrada.

Com o cancelamento da tradição, a Basílica decidiu promover o evento de forma online: a "Caminhada Virtual do Bonfim - Quem tem fé vai a pé, onde estiver!". A ideia do evento é que os devotos possam celebrar o dia do Senhor do Bonfim, no domingo (16), realizando caminhadas de qualquer lugar.

Sem Lavagem do Bonfim, fiscalização será intensificada na Colina Sagrada para evitar aglomerações - Metro 1