Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Novas UPAs começam a funcionar nesta quinta-feira; veja onde

Cidade

Novas UPAs começam a funcionar nesta quinta-feira; veja onde

Segundo a prefeitura, as estruturas expandidas deverão garantir atendimento 24h, sete dias da semana, ininterruptamente e com capacidade de até 250 atendimentos/dia, em cada uma das unidades de saúde

Novas UPAs começam a funcionar nesta quinta-feira; veja onde

Foto: Betto Jr./Secom

Por: Metro1 no dia 20 de janeiro de 2022 às 10:57

Quatro novos Pontos de Atenção às Urgências com foco no atendimento de síndromes gripais passam a funcionar em Salvador, a partir desta quinta-feira (20), de modo a estruturar a Rede de Atenção à Saúde para o enfrentamento dos casos de Covid-19 e do vírus da gripe H3N2. As estruturas montadas pela prefeitura, que vão funcionar como mini UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24h, tiveram os detalhes apresentados pelo prefeito Bruno Reis, em coletiva realizada nesta quinta-feira (20) em uma delas – a Unidade de Saúde da Família (USF) Imbuí.

Além do Imbuí, as novas unidades, que devem iniciar o atendimento até esta sexta-feira (21), estão localizadas nas USFs Itapuã, IAPI e São Caetano e vão ampliar a capacidade de atendimento em mais 14 leitos de estabilização. Também estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Léo Prates, além de outras autoridades municipais. 

"Os novos casos da variante ômicron do coronavírus estão se alastrando rapidamente, em uma proporção muito maior que antes. No quadro da Prefeitura há muitos contaminados, com mais de 2 mil pessoas afastadas por conta da pandemia. E isso tudo provoca uma procura imensa nos pontos de atendimento e nas unidades de urgência e emergência”, declarou Bruno Reis.

Segundo a prefeitura, as estruturas expandidas deverão garantir atendimento 24h, sete dias da semana, ininterruptamente e com capacidade de até 250 atendimentos/dia, em cada uma das unidades de saúde.

Com a nova atividade, os serviços de saúde atualmente ofertados nas USFs Imbuí, Itapuã, IAPI e Pirajá serão remanejados para outras unidades dos Distritos Sanitários em que estão situadas. São eles hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase, doença falciforme, pré-natal e serviços complementares (curativos, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta e demais exames ofertados na rede municipal.