Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Prefeitura retoma uso de pórtico de acesso à Barra e anuncia novos leitos

Cidade

Prefeitura retoma uso de pórtico de acesso à Barra e anuncia novos leitos

O prefeito informou a contratação de mais 28 novos leitos junto ao Hospital Santa Izabel, sendo 14 de UTI e 14 de enfermaria

Prefeitura retoma uso de pórtico de acesso à Barra e anuncia novos leitos

Foto: Foto: Secom

Por: Metro1 no dia 27 de janeiro de 2022 às 13:21

Durante a entrega do terceiro trecho de requalificação da orla de Itapuã, na manhã desta quinta-feira (27), o prefeito Bruno Reis atualizou as informações acerca de temas urgentes na cidade, como a ampliação de leitos para atendimento de pacientes com síndromes gripais, em especial do vírus Influenza e a Covid-19. Foram anunciadas ainda a retomada, a partir da próxima semana, de medidas de prevenção e proteção à vida no bairro da Barra, com aumento das fiscalizações a respeito do uso de máscaras de proteção individual e cumprimento do distanciamento social. 

Em relação a ampliação de oferta de vagas no setor de saúde, o prefeito informou a contratação de mais 28 novos leitos junto ao Hospital Santa Izabel, sendo 14 de UTI e 14 de enfermaria. Além disso, foram obtidos mais dez novos leitos de UTI pediátrica no Hospital Martagão Gesteira, ampliando em 50% a oferta deste tipo de equipamento na cidade. 

Para a semana que vem, foi garantida a montagem de uma unidade no formato de tenda para oferecer mais dez leitos semi-intensivos com suporte respiratório no bairro dos Barris. Além disso, será feita a contratação de 343 novos profissionais para a área de saúde, sendo 125 pelo Reda, somando 107 auxiliares de serviços gerais pelas terceirizadas e 111 auxiliares administrativos, para atuar nos pontos de vacinação e testagem.

 Sobre as medidas de prevenção na Barra, o prefeito anunciou que a Prefeitura retomará o sistema de pórticos, já a partir desta sexta-feira (28), entre a região do Barra Center e o Farol, controlando o acesso das pessoas no calçadão e na faixa de areia. Serão observadas questões como acúmulo exagerado de pessoas num mesmo trecho, distanciamento social e o uso de máscara. 

Nos pórticos montados pela gestão municipal serão distribuídas máscaras de proteção e diariamente ocorrerão ações de higienização no local. Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estarão de prontidão para fiscalizar, orientar e, se necessário, coibir o descumprimento dos decretos municipais, de sexta a domingo, das 7h às 19h.

“Muitos já tomaram a segunda dose da vacina, alguns já pegaram Covid-19 pela segunda vez e acreditam que a pandemia acabou, ou que já está imune. Mas ainda temos que conscientizar essas pessoas, e é o que vamos fazer em relação à Barra. Governar é elencar prioridades, e vamos fiscalizar o cumprimento dos protocolos em toda a cidade, mesmo com 40% do efetivo comprometido. Estamos indo além do limite e, mais uma vez, conto com a compreensão e o apoio da população para que vá se vacinar”, destacou Bruno Reis.