Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Para incentivar vacinação, Conselho de Saúde quer gratuidade na passagem para quem for atualizar cartão

Cidade

Para incentivar vacinação, Conselho de Saúde quer gratuidade na passagem para quem for atualizar cartão

Órgão enviou à Assembleia Legislativa ofício com proposta de lei para garantir passe livre e lança campanha popular com coleta de assinaturas

Para incentivar vacinação, Conselho de Saúde quer gratuidade na passagem para quem for atualizar cartão

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom

Por: Metro1 no dia 08 de abril de 2022 às 11:02

Com o intuito de colaborar na recuperação da cultura de vacinação no Brasil, o Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) enviou à Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quinta-feira (7), uma proposta de criação de projeto de lei que garanta passagem gratuita para as pessoas que desejam atualizar os seus cartões de vacina. Nos últimos seis anos, a Bahia registrou queda substancial na cobertura de oito vacinas infantis, segundo dados da Sesab, e é urgente apostar em estratégias para reverter esse cenário.

Especialistas em imunização e vigilância em saúde vinham alertando sobre as quedas nas coberturas vacinais no país, um quadro que foi agravado pela pandemia e pelas fake news, que repercutiram na hesitação em vacinar. Esses fatores têm provocado a reintrodução de doenças que inclusive já tinham sido eliminadas do Brasil, como o sarampo.

Na Bahia, tem sido baixa, por exemplo, a adesão à vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. Das mais de 1,4 milhões nessa faixa etária, só 55% tomaram a 1ª dose e apenas 12% tomaram a segunda, conforme dados até a primeira semana de abril. 

Neste mês, foi iniciada a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que vai até junho. Ontem, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, o CES-BA lançou a campanha “Vai Vacinar”, com o propósito de alavancar a aderência à vacinação, apostando na referida proposta de lei e em coletas de assinaturas para exercer pressão popular para pautar o tema.

Quanto à lei, o conselho sugere que o recurso para a implantação possa vir dos fundos municipais de transporte e mobilidade urbana, como já existe na capital baiana e em Feira de Santana, incentivando a criação desse instrumento nas cidades onde não existem. 

A ideia é que a passagem seja gratuita em todos os serviços públicos de transporte urbano, como ônibus, metrôs e embarcações. Há uma indicação, ainda, para que o benefício seja prioritariamente oferecido às famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico. É sugerido que, para garantir a efetivação do direito, as prefeituras criem plataformas de agendamento para confirmar a gratuidade no dia pretendido para a vacinação.

“O nosso desejo é que esse projeto de lei possa ser um exemplo a ser copiado a nível nacional. A população tem sofrido os impactos da inflação, dos aumentos na passagem, do desemprego, o que gera uma barreira para o acesso às vacinas. Nós temos que garantir o princípio da integralidade da saúde, previsto na lei que rege o SUS”, adianta Marcos Sampaio, autor da proposta e presidente do CES-BA.