Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier será homenageado por fiéis com procissão no Centro Histórico

Cidade

Padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier será homenageado por fiéis com procissão no Centro Histórico

Cerimônia ocorrerá nesta terça-feira (10), seguida de missa presidida por Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil

Padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier será homenageado por fiéis com procissão no Centro Histórico

Foto: Divulgação/Arquidiocese Salvador

Por: Metro1 no dia 07 de maio de 2022 às 13:03

Em homenagem a São Francisco Xavier, padroeiro de Salvador, devotos da capital baiana farão uma procissão com o busto do santo pelas ruas do Centro Histórico na próxima terça-feira (10). No mesmo dia, uma Santa Missa será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

A procissão sairá às 17h30 da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, na Rua da Ajuda, em direção à Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Terreiro de Jesus. No destino, a missa ocorrerá logo em seguida, às 18h. As informações são da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

De acordo com a Arquidiocese, Salvador foi consagrada há 336 anos a São Francisco Xavier. No calendário litúrgico católico, a festa do santo é celebrada no dia 3 de dezembro, mas em Salvador ela ocorre no dia 10 de maio. Isso acontece porque, ainda segundo a Arquidiocese, após o surto de febre amarela em 1686, a população foi assolada com uma nova peste em 1855, a cólera morbus, que cessou logo após a doença ter provocado a morte de São Francisco Xavier.

A Arquidiocese sugere que, após a sua morte, os jesuítas pediram à população implorar a intercessão do santo, pedido que teria sido atendido e causado o fim do surto na capital baiana. Teria havido, então, um movimento popular que atingiu as autoridades locais (no tempo o chamado Senado da Câmara) e foi dirigido ao papa de então, um pedido para que fosse declarado São Francisco Xavier padroeiro da cidade. Em bula solene, datada de 10 de maio, foi São Francisco Xavier proclamando padroeiro, ou seja, protetor especial de Salvador.