Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Aluna da Ufba denuncia assédio em banheiro da Faculdade de Comunicação

Cidade

Aluna da Ufba denuncia assédio em banheiro da Faculdade de Comunicação

Estudante conta que flagrou homem tentando filmá-la enquanto usava o sanitário

Aluna da Ufba denuncia assédio em banheiro da Faculdade de Comunicação

Foto: Reprodução

Por: Geovana Oliveira no dia 27 de maio de 2022 às 07:00

Uma aluna da Universidade Federal da Bahia (Ufba) denunciou no final da tarde desta quinta-feira (26) mais um caso de assédio na instituição. A estudante de Produção Cultural, de 21 anos, flagrou um homem a filmando enquanto usava o banheiro feminino da Faculdade de Comunicação (Facom). 

"Eu estava trabalhando com minha amiga. Fui no banheiro. Eu vi um cara sentado no banquinho amarelo, perto do elevador, e eu já tinha visto ele várias vezes pela faculdade, geralmente naquele lugar. Não prestei muita atenção. Mas por algum motivo, eu já estava meio em estado de alerta. Não tinha muita gente na Facom. Tinha eu, Paula, esse homem, o cara da cantina e o porteiro", diz a jovem que preferiu não se identificar.

O banheiro feminino da faculdade fica com a porta aberta desde o início da pandemia da Covid-19, para uma melhor circulação de ar. A estudante conta que entrou no espaço e fechou a porta da cabine, mas logo depois percebeu a sombra de um sapato. Quando olhou para cima, viu o braço do homem segurando o celular.

"Eu vi ele colocando o braço com o celular dentro da minha cabine e me filmando já provavelmente. Dei um grito e empurrei o celular dele para dentro da cabine dele. E como a porta do banheiro estava aberta e da cabine dele também, ele saiu correndo — e eu fui atrás dele. Ele estava tentando me filmar, me assediou. Fiquei bem nervosa", conta. 

A jovem não conseguiu alcançar o homem, que usava calça jeans e blusa preta, mas pretende fazer o Boletim de ocorrência nesta sexta-feira (27). Ela foi levada para casa por um dos seguranças da Ufba. 

"Eu não acreditava que aquilo iria me acontecer. Estou melhor agora, estava pior, mas a gente fica remoendo. Fico passando a cena inteira na minha cabeça trezentas vezes, fica um sentimento ruim. E não é um maluco só, são vários malucos que não por coincidência são homens. Tá difícil. Na Facom eu fui surpreendentemente bem amparada, mas eles têm que dar um jeito de garantir a nossa segurança", diz. 

Ainda neste mês de maio, outra aluna da Ufba denunciou situação semelhante, que ocorreu no banheiro do Restaurante Universitário. 

Procurada pelo Metro1, a Ufba confirmou que um indivíduo invadiu o banheiro feminino da Facom nesta quinta. "A equipe da Coordenação de Segurança da Ufba prestou assistência imediata à vítima, conduzindo-a à sua residência. Ela deverá registrar a ocorrência na Coseg, acompanhada pelo diretor da Facom", diz nota. 

De acordo com a instituição, imagens do homem já estão em posse dos grupos de vigilância e portaria, para identificação em eventual retorno ao campus.