Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Com pelo menos 9 trios elétricos, Parada Gay de Salvador acontecerá em setembro

Após dois anos de pandemia, a primeira Parada Gay no Brasil aconteceu no último dia 19 de junho, em São Paulo

Com pelo menos 9 trios elétricos, Parada Gay de Salvador acontecerá em setembro

Foto: Paulo Pinto/FotosPublicas

Por: Mariana Bamberg no dia 01 de julho de 2022 às 10:26

O Dia do Orgulho LGBTQIAP+ foi comemorado na última quinta-feira (28), mas nesta sexta (1°) a comunidade ganhou uma notícia boa: a Parada Gay da Bahia já tem data em Salvador. Ela deve acontecer no dia 11 de setembro, um domingo, e vai contar com pelo menos 8 trios elétricos na rua. Quem deu a novidade foi Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia, em entrevista à Rádio Metropole na manhã desta sexta-feira (1°). 
 
“Vamos fazer. No início ficamos receosos,  com medo de levar o povo para a rua, mas São Paulo deu o pontapé inicial, e foi aquela eclosão de cores e pessoas nas ruas. Então, aqui em Salvador, onde acontece a terceira maior parada do Brasil, também vamos fazer”, revelou. 
 
De acordo com o presidente, a ideia inicial era uma evento com 5 trios elétricos na rua, para evitar aglomerações. Após a experiência da parada de São Paulo, que aconteceu no último dia 19 de junho e recebeu cerca de 3,99 milhões de pessoas, os planos mudaram. Agora os planos para o evento em Salvador incluem pelo menos 8 trios elétricos e premiações a entidades, organizações públicas e privadas que demonstram compromisso com a comunidade LGBTQIAP+. Tradicionalmente o evento acontece no Campo Grande. 

Em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ da Bahia não teve trios. Ela foi realizada virtualmente, com o tema é "Racismo na comunidade LGBTQIA+".